OPINIÃO

A quem Zanin acha que tapeia?

Dalmo da SilvaPara tentar entender os posicionamentos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin Martins é preciso, de início, desvinculá-lo da brilhante defesa que fez no processo que inocentou o Presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, e do combate feroz e corajoso que travou contra a Força-Tarefa política da Operação Lava-Jato.

O caráter de Zanin foi formado muito antes dele ficar famoso. Há de se levar em conta, por exemplo, que o cara nasceu e se criou em Piracicaba (SP), um dos principais redutos do Agro paulista. Terra onde se cultiva, além de muita cana-de-açúcar, o conservadorismo típico TFP (Tradição, Família e Propriedade). Naturalmente, ele é católico apostólico romano desde criancinha.

Pelas informações disponíveis publicamente, o ministro, que tem ascendência italiana, ingressou no mundo jurídico com foco em litígios empresariais e recuperações judiciais. Antes de defender Lula ele já havia ganho notoriedade atuando no processo de recuperação judicial da Varig e também no caso de falência da Transbrasil. Apenas para citar os cases mais visíveis. Antes de “virar” ministro do STF, Zanin foi contratado pela Americanas para atuar em um processo contra o BTG Pactual.

Ele não tem doutorado, mas concluiu Especialização em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Zanin não é filiado ao PT. Nunca foi e, talvez, jamais será. Nem a qualquer outro partido.

PAUTAS ESQUERDISTAS

 Agora, aqui pra nós: com um histórico desses, você acha que o ministro Zanin vai defender pautas controversas, notadamente da Esquerda, logo nas primeiras semanas do seu novo cargo?? Tendo sido nomeado no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de julho, com cerimônia de posse realizada no dia 3 de agosto.

Imagine o tamanho da estrada que Zanin ainda pode percorrer. Imagine quando Lula não estiver mais no Poder. Imagine se a Direita reacionária voltar à cena num futuro remoto…

Calma e canja de galinha de capoeira não faz mal a ninguém! Muito menos a um “almofadinha” que está apenas no início de uma ascensão na principal Corte jurisdicional do Brasil.

Rezemos!!

Dalmo Oliveira é jornalista

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo