GERAL

A indicação de Sérgio Sá Leitão para o Ministério da Cultura (MinC) foi articulada pelo presidente da Câmara

ChapéuA indicação de Sérgio Sá Leitão para o Ministério da Cultura (MinC) foi articulada pelo presidente da Câmara, o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), mesmo quando o nome do deputado paraibano André Amaral (PMDB-PB) era o mais cotado para o cargo. A escolha de Leitão é uma tentativa de Michel Temer de agradar Maia e segurar os deputados do DEM na base aliada para a votação da denúncia por corrupção passiva, prevista em 2 de agosto. A experiência de Leitão na área também foi um diferencial.

Jornalista, Leitão trabalhou no MinC do governo Lula, primeiro como chefe de gabinete de Gilberto Gil e depois como secretário de Políticas Culturais. Em 2008, assumiu uma diretoria na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e foi secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro entre 2012 e 2015. No ano passado, Sá Leitão apareceu na TV fazendo campanha para Marcelo Crivella (PRB), que acabou eleito prefeito do Rio. Especulou-se, então, que o jornalista voltaria à Secretaria de Cultura, mas Crivella acabou escolhendo Nilcemar Nogueira para a função.

Em maio, Leitão retornou à diretoria da Ancine por indicação do governo Temer. A presença do jornalista da Ancine acabou gerando a mais recente polêmica na pasta. Em junho, havia a indicação da produtora paulista Debora Ivanov para assumir o cargo de diretora-presidente da Ancine, mas o Planalto preferiu Leitão para o posto.

Com a ida de Sá Leitão para o MinC, a Ancine fica com duas cadeiras vagas. Uma delas deve ser ocupada por Fernanda Farah, uma ex-gerente do BNDES que já foi indicada pelo governo, mas ainda precisa passar pela sabatina do Senado. Os outros dois diretores são Debora Ivanov e Roberto Lima. Ainda não há informações sobre quem ocupará a presidência do órgão.

Da redação com Brasil 247

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo