Academias de Letras regionais realizam encontro em Guarabira
Membros da Academia do Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) participaram do Primeiro Encontro Regional das Academias de Letras da Paraíba. O evento, que ocorreu no prédio da Galeria Municipal de Arte Antônio Sobreira, ocorreu na cidade de Guarabira, foi presidido pelo Presidente da Academia Guarabirense de Letras (AGLACMA), Padre Emiliano Camilo.
O encontro decidiu pela criação do Movimento Unificado das Academias da Paraíba (MUAP) e teve o objetivo o fortalecimento das parcerias e das ações existentes das Academias convidadas, bem como a escuta das sugestões mediante a pauta apresentada. Outras diretrizes tiradas foi a busca constante pela integração das Academias, fortalecimento das ações e encontros semestrais em cidades indicadas.
Além da ACVPB, se fizeram representar membros de entidades das cidades de Guarabira, Solânea, Sapé, Bananeiras. O escritor pessoense Ian Pontes se dispôs a mobilizar os organizadores do projeto “Por do Sol Literário”, no sentido de acolher as cidades e suas respectivas Academias de Letras. Pontes também informou que a Companhia das Letras Sal da Terra tem interesse de ser parceira da articulação da Academias reunidas naquela ocasião.
Outros ativistas presentes: Merlanio Maia (cordelista), Maria Raquel de Assis Maia (produtora), Arnaldo Mendes Leite (poeta e cordelista), Ian Pontes (FUNJOPE), Kelson Kizz (poeta, escritor), Djanira Menezes (poetisa, escritora, ativista cultural), Ana Maria Almeida (professora, ativista cultural), Elias dos Santos (artista plástico, e Diretor da Galeria Antônio Sobreira), Amando e Sylvio Lima (escritores e poetas).
O evento foi coordenado pelo padre Emiliano Camilo. A professora Ana Maria Almeida fez a relatoria da plenária. Por decisão em conjunto o próximo encontro será na cidade de Sapé no dia 31 de agosto de 2024 as 08h em local ainda a ser determinado. Foi decidida ainda a criação de um grupo no WhatsApp para as articulações e avisos do MUAP exclusivo para avisos e divulgações entre as Academias.