Milhares de pessoas vão às ruas em Paris no primeiro ato pró-Palestina autorizado (vídeo)
O evento, contra o genocídio de Israel em Gaza, já estava em andamento quando a proibição municipal foi suspensa
Uma grande concentração de pessoas se reuniu nesta quinta-feira (19) na Place de la République em Paris, França, em uma manifestação pró-Palestina. O ato foi autorizado após uma decisão do tribunal administrativo de Paris. O evento já estava em andamento quando a proibição municipal foi suspensa, e de acordo com um repórter da AFP que estava presente no local, atraiu uma multidão numerosa.
Segundo o jornal Le Parisien, após a disseminação da notícia da revogação da proibição, as forças policiais presentes na Place de la République decidiram se retirar completamente da praça, o que foi interpretado como um gesto de redução da pressão sobre os manifestantes. Confira:
Wow!
Paris roars with a massive pro-Palestine protest right now, with people chanting in unison:
“Nous sommes tous des Palestiniens!” (We are all Palestinians!)
This in defiance of Macron’s ban on pro-Palestinian demonstrations.
Thank you France 🇫🇷 🇵🇸pic.twitter.com/JFbZPIziSM
— sarah (@sahouraxo) October 19, 2023
Segundo as Nações Unidas, um milhão de palestinos fugiram dos bombardeamentos e seguiram um apelo de evacuação do norte lançado pelo exército israelita, para se reunirem no sul, perto de Rafah, a única porta de entrada da Faixa de Gaza para o exterior, controlada pelo Egipto. Um novo relatório provisório mostra 28 franceses mortos no ataque de 7 de outubro. 3.500 pessoas foram repatriadas. Emmanuel Macron alertou na quinta-feira para o risco de “divisão” em França “se gerirmos mal” a situação decorrente do conflito no Médio Oriente.
Com Brasil 247