FIQUE LIGADO

‘Operação Inverno’: Defesa Civil segue monitorando áreas de risco da Capital após alerta de chuvas intensas

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) segue monitorando as áreas de risco da Capital após o alerta de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (30), com possibilidade de precipitação de 20mm a 30mm/ hora ou 50mm/dia. O alerta é válido até as 10h desta sexta-feira (31). Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa iniciou a ‘Operação Inverno’ e tem feito ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, não houve registro de ocorrências graves, apenas transtornos pontuais. “Choveu mais de 64mm nas últimas 24 horas e não registramos ocorrências graves durante o período. Os alagamentos temporários em alguns trechos foram causados por resíduos lançados irregularmente”, pontuou.

Kelson Chaves destacou ainda que o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil continua atento para atender as demandas da população. “Seguimos de sobreaviso e atentos ao alerta do Inmet e previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa-PB), que indicam chuvas no decorrer do dia”, afirmou.

O coordenador da Compdec-JP reforçou que as pessoas devem evitar o tráfego por trechos de alagamento, o uso de eletroeletrônicos ao relento, o abrigo sob árvores, e abandonar imediatamente locais de risco, como barreiras, encostas e margens de rios a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 98831-6885, que funciona 24 horas.

Operação Inverno – Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de João Pessoa iniciou a ‘Operação Inverno’ e tem feito ações preventivas para reduzir os danos causados pelas chuvas. Entre as atividades realizadas continuamente estão a limpeza de galerias, desassoreamento de rios, além da ação de desobstrução de todos os pontos de alagamento da cidade.

O Plano de Emergência da Prefeitura de João Pessoa conta com oito equipes da Seinfra, quatro equipes da Defesa Civil e três equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Além de todo efetivo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) e até 1000 agentes de limpeza da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo