GERAL

Meninos resgatados de caverna e mergulhadores são homenageados em evento de gala

Meninos resgatados de cavernaOs 12 meninos e seu treinador que ficaram presos por quase três semanas em uma caverna inundada no norte da Tailândia tiveram um dia agitado na capital Bangcoc nesta quinta-feira (6).

Eles foram convidados de honra em uma recepção de gala ao ar livre oferecida pelo primeiro-ministro Prayuth Chan-ocha e sua esposa, que homenagearam os envolvidos no resgate perigoso e dramático dos membros do time de futebol “Javalis Selvagens”.

Antes, porém, falaram para repórteres e público em uma exposição em um dos maiores shoppings de Bangcoc.

A exposição apresenta uma reprodução da caverna com sons simulados de água escorrendo. Equipamentos usados por equipes de resgate e outros itens estão em exibição.

Psicólogos recomendaram que os garotos fizessem um descanso pausa de seis meses após o resgate, em julho, por causa de sua saúde mental. Mas o governo militar da Tailândia, ávido por compartilhar a glória da boa notícia, os convocou para apresentações públicas e entrevistas.

Outros esforços para promover sua história incluíram a construção de um museu e a consagração como herói nacional do ex-membro da marinha tailandesa que morreu enquanto mergulhava na caverna, entregando tanques de oxigênio.

Polêmica com Elon Musk

 

Uma exceção à sensação de bem-estar tem sido uma disputa entre o empresário de tecnologia americano Elon Musk e um especialista em desmoronamento britânico, Vernon Unsworth, cujos conselhos e experiência foram considerados cruciais para a operação de resgate.

Unsworth criticou como ostentação uma sugestão de Musk, o CEO da Tesla, Inc., para emprestar um mini-submarino para o esforço de resgate, e Musk respondeu no Twitter com comentários sugerindo que o britânico era um pedófilo.

A questão foi revivida na semana passada, quando Musk – questionado sobre a ameaça de um processo por difamação – reduziu suas acusações, sugerindo em e-mails ao site de notícias BuzzFeed que Unsworth era um “estuprador infantil” e se mudou para o norte da Tailândia para tomar “uma noiva que tinha cerca de 12 anos na época”. Ele não forneceu nenhuma evidência.

Unsworth, que participou da recepção de gala desta quinta-feira, se recusou a comentar sobre assuntos relacionados a Musk.

O porta-voz adjunto do governo, Weerachon Sukhondhapatipak, que organiza as aparições dos meninos, respondeu com preocupação aos comentários de Musk, destacando a Tailândia como um destino para turistas sexuais.

“Quando há esse tipo de percepção, não devemos ignorar isso. Isso reflete nossa imagem, que precisamos consertar. Nós não vamos culpá-lo e dizer “Oh, ele disse todas essas coisas ruins”, disse ele. “Devemos pegar essas informações e usá-las para fazer mudanças”.

Acesso controlado

 

Para os meninos, a maioria adolescentes, a controvérsia de Musk não é sequer mencionada. Eles são cuidadosamente guiados por um comitê do governo tailandês criado para controlar quem tem acesso a eles à medida que atraem a atenção dos cineastas e da mídia.

Pelo menos cinco deles disseram mais ou menos as mesmas palavras no fórum do shopping de quinta-feira: “minha vida é a mesma, mas mais pessoas estão se aproximando de mim”.

Os rapazes detalharam muito a sua experiência em uma coletiva de imprensa depois que foram liberados da observação hospitalar após o resgate, e em entrevistas com a rede de televisão americana ABC.

Em sua palestra moderada por Weerachon no shopping Siam Paragon na quinta-feira, eles deram respostas muito concisas. Adul Sam-on reconheceu que a área onde eles estavam hospedados na caverna fedia a urina – a questão das excreções corporais tinha sido assunto de muita conversa nas mídias sociais.

Sem perguntas

 

Os meninos pareciam não ter conhecimento do conselho inicial do governo para não importuná-los sobre a sua provação.

Adul disse que ficou surpreso quando conheceu autoridades como diplomatas americanos que não perguntaram o que aconteceu na caverna. Ele disse que só mais tarde alguém lhe disse que havia uma proibição de fazer perguntas sobre isso.

Seu companheiro de equipe Ekarat Wongsukchan disse que também ficou surpreso por não ter recebido tais perguntas. “Eu comecei a duvidar se eu também estava preso na caverna”, disse ele.

O evento “Unidos como um”, organizado pelo governo, fez com que os meninos trocassem as camisas polo amarelas por uniformes escolares tailandeses padrão, consistindo de camisas brancas abotoadas em cima de shorts na altura do joelho. Eles subiram ao palco rigidamente para expressar sua gratidão ao rei Maha Vajiralongkorn Bodindradebayavarangkun e todos os que ajudaram em seu resgate.

Uma banda universitária tocou músicas populares, incluindo “Você nunca vai andar sozinho” e “Somos o mundo” para uma multidão que incluiu militares americanos e australianos uniformizados que ajudaram na missão de resgate

Na sexta-feira, os meninos devem visitar o Grande Palácio de Bangcoc, um importante destino para turistas tailandeses e estrangeiros.

G1

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo