GERAL

População de Cajazeiras não está correta e Justiça Federal determina recontagem pelo IBGE

cajazeira100O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística terá que recontar a população de Cajazeiras. A prefeitura da cidade pediu a recontagem e a Justiça Federal deu 60 dias para que a decisão seja cumprida. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10).

A Prefeitura de Cajazeiras conseguiu através do Tribunal Regional Federal da 5ª região que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) faça uma recontagem da população do município. A determinação da Justiça Federal tem um prazo de 60 dias para ser cumprida.

De acordo com a prefeitura do Município, a recontagem da população de Cajazeiras é necessária para alterar o coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios de 2.2 para 2.4. Na contagem feita pelo IBGE ficou faltando apenas 99 habitantes, por isso, o pedido de recontagem. A população estimada pelo Instituto para a cidade é de 61.030 pessoas.

Na decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o desembargador Lázaro Guimarães entendeu que a recontagem se faz relevante, especialmente devido ao número de habitantes cadastrados no Sistema Único de Saúde. “Observe-se ainda que não se trata de interferência judicial na atribuição do IBGE de calcular a população do município, mas, simplesmente, da efetivação da recontagem”.

Correio

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo