GERAL

Livro sobre jornalismo é lançado em Itabaiana

dalmoO jornalista guarabirense Dalmo Oliveira lançahoje à noite, a partir das 20h, na Câmara de Vereadores de Itabaiana, o livro Anotações sobre discursos no relise difusionista – linguagem científica e tecnológica no jornalismo (Editora Ideia, 2013). A obra é o resultado de sua dissertação de mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (e versa sobre jornalismo científico). “É um livro técnico destinado principalmente para os colegas que trabalham com assessoria de imprensa. Só agora conseguimos publicá-lo, mas acho que traz uma discussão ainda inédita no cenário do jornalismo paraibano”, diz o autor.

No prefácio do livro, a professora da UFPE Isaltina Gomes comenta que o autor paraibano “(…) se dedica a mostrar como o fato científico, que parte do campo das ciências e passa pelas assessorias de imprensa, é transformado em relise até ser divulgado pela mídia. Aqui o autor analisa a linguagem e os caminhos discursivos adotados e desenvolvidos nos relises produzidos pela assessoria de imprensa daEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)”.

Noutro trecho, Gomes diz que “(…) O autor, que é jornalista e atua na assessoria de imprensa da Embrapa, desde 1994, foi ousado e corajoso. Usei esses dois adjetivos porque, além de conseguirem resumir a personalidade batalhadora de Dalmo, também são pertinentes a este trabalho. Não é fácil encarar uma pesquisa acadêmica utilizando como corpus os relises produzidos por seus próprios colegas, também jornalistas da Embrapa. Desdobramentos pouco amigáveis poderiam surgir a partir de sua decisão. Mas Dalmo, acreditava firmemente que este estudo era necessário e, com a teimosia que lhe é característica, levou adiante a investigação”.

lançamento ocorrerá dentro da programação de um sarau lítero-artístico do ponto de cultura Cantiga de Ninar, que terá ainda outros lançamentos de livros e vídeos. Está programada ainda a apresentação do grupo Ganzá de Ouro e do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, além da orquestra de violão. Na ocasião será feita entrega do Diploma de Honra ao Mérito Cultural ao pedagogo e escritor Damião Ramos Cavalcanti. Durante todo dia ocorre exposição de painéis dos grandes vultos paraibanos pelo artista plástico Josafá de Orós, no Café Sivuca.

De acordo com Fábio Mozart, coordenador geral Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e organizador do sarau, será uma noite completa com música, artes e literatura e contará também com uma homenagem ao professor Damião Ramos, que receberá a comenda Zé da Luz, por seu trabalho em prol da cultura.


DPB com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo