Zé Silva apresenta o show “Melodia & Madrigal”

Zé SilvaNa próxima quinta-feira (27) o músico e compositor paraibano Zé Silva apresenta o repertório autoral do seu novo material de trabalho. O show intitulado “Melodia & Madrigal” acontecerá no palco da Budega Arte Café, localizado no bairro dos Bancários, a partir das 20h. A apresentação conta ainda com a participação do músico João Cantador.

As canções-poesias de Zé Silva nos transportam dos meios urbanos para as vivências do campo, das pequenas cidades, para o contato com a natureza que existe dentro e fora de nós mesmos, levando nossos olhares para beleza da simplicidade. Músico, historiador e agitador cultural, Zé Silva é neto de brincantes do reizado e da ciranda. Desde a infância compreendeu a importância da valorização da identidade cultural com raízes na história do povo nordestino, aprofundando-se nos componentes sonoros e poéticos indispensáveis para a cultura popular. Estas influências continuam presentes na trajetória musical e pessoal de Zé Silva. Neste trabalho, repertório do seu primeiro CD – com gravação prevista para o segundo semestre – o músico utiliza destes conhecimentos para reconstruir os cenários e memórias afetivas de suas origens, com canções plenas de nostalgia, influenciadas por cantadores como Elomar, Xangai e o paraibano Vital Farias – como sugere o nome do show “Melodia & Madrigal”, uma alusão ao trecho da música ‘Era casa, era jardim’.

Estudante de música desde 2006, quando começou como aluno da Escola de Música Antenor Navarro, transitou por diversos instrumentos musicais, desenvolvendo habilidades especialmente com o violão e a percussão. Como historiador, iniciou suas pesquisas a cerca do coco de roda paraibano e sua ligação com a religiosidade da jurema, sendo ainda um dos idealizadores do movimento Fogueira Cultural, espaço de sociabilização interdisciplinar que promovia experimentos estéticos e musicais com base na cultura popular, na UFPB. A partir destes estudos e práticas, passou a tocar junto a outros músicos em rodas de coco e cirandas, chegando a participar de eventos como a Sexta Negra, no qual se apresentou como percussionista, ao lado da Mestra Odete de Pilar.

Com a participação do músico João Medeiros – ou João Cantador, como têm se tornado conhecido -, a apresentação será a dois violões. Nascido no sertão de Várzea e formado em música em 1999, pela Universidade Federal da Paraíba, João Cantador é um artista que recentemente tem se destacado como uma revelação no cenário da música popular em João Pessoa, e a quem Zé Silva considera como Mestre. Juntos, os dois se complementam no palco em composições de arranjos elaborados e repletos de sensibilidade, que bebem na fonte inesgotável das tradições dos trovadores.

Além de composições autorais, o show homenageia – entre outros – nomes como Elomar, Vital Farias e o grupo Caiana dos Crioulos, tornando o evento uma noite mais do que especial, imperdível, para quem procura um momento de apreciação e oportunidade para revisitar as sonoridades da musica popular brasileira.

SERVIÇO

Zé Silva apresenta “Melodia & Madrigal”
Local: A Budega Arte Café (Rua Arthur Américo Cantalice, 197 – Bancários)
Data: 27 de Julho, às 20h00
Apoio: MoveMoinhos Produções Artísticas
Mais Informações: (83) 98860-9262

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo