EDUCAÇÃO

Xadrez Escolar: Simultânea com alunas (os) de escolas da rede municipal de João Pessoa tendo como desafiador Enxadrista Dr. Luís Flávio

Na manhã desta quarta-feira (17), no CMAP em Mangabeira, aconteceu uma simultânea de xadrez organizada pela Coordenação do Projeto Xadrez Escolar da Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC/JP), que contou com a participação de 29 alunas(os) de várias escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, e o desafiador foi o enxadrista Dr. Luís Flávio Paiva.

Esta simultânea durou mais de quatro horas. Ao final, 26 vitórias para o desafiador Dr. Luís Flávio Paiva, contra duas derrotas e um empate.

O empate foi com o aluno Arthur Albuquerque da EMEF Dom José Maria Pires. Saíram com vitória o aluno Saymon Prado da EMEF Chico Xavier e Valmir Gomes da EMEF José Américo de Almeida que formou dupla com a aluna Maira Jennyffer, da mesma escola.

O aluno vitorioso Valmir Gomes declarou ter se sentido muito feliz e confiante por ter seguido as aulas de orientação do seu professor Fabiano. “Me senti feliz porque meu professor Fabiano sempre me disse para eu começar com francesa, e ai eu comecei com a francesa e me defendendo e o doutor Luís começou me atacar, e eu fiquei me defendendo esperando algum erro do Doutor, mas não sei em que momento ele errou, só sei que comecei a aproveitar algumas jogadas e acabou que consegui ganhar, é isso”, disse Valmir.

Ele também considerou de grande importância da atuação de sua colega de dupla a aluna Maira Jennyffer. “Tinha alguns lances que eu tinha bastante dúvida por causa do psicológico, e ela me ajudou na tranquilidade e a fazer várias jogadas boas, e acho que sem ela eu não teria ganhado”, completou Valmir.

A Aluna Maira Jennyffer também falou da partida junto com o seu colega Valmir. “Eu ajudei o meu colega que me pediu dicas e eu consegui ajuda-lo, não só em jogadas mais também fazer ele jogar com tranquilidade e tai a vitória”, disse Maira. “Eu me interessei pelo xadrez esse ano e essa foi a minha primeira participação em uma partida importante”, completou Maira.

O aluno Saymon Prado também falou de sua atuação como vencedor desta simultânea. “Uma partida um pouco equilibrada no começo, mas a partir de um descuido dele com a entrega de um peão e aí eu fui levando a partida e foi possível vencer“, disse Saymon.

O aluno Arthur Albuquerque, que conseguiu o empate nesta simultânea também falou de sua partida. “Foi uma experiência muito boa, uma das melhores simultâneas que já joguei, tive a oportunidade de conhecer pessoas novas, como o Doutor Luís Flávio, e foi algo de se memorizar e bem legal participar desse evento”, disse Arthur.

Doutor Luís Flávio Paiva destacou a importância do evento e a sua satisfação de ter participado desta simultânea. “É um prazer, participar de uma programação do Projeto Xadrez Escolar da Prefeitura de João Pessoa, onde o Professor Chiquinho consegue com sua equipe faz um grande trabalho. Hoje estamos aqui jogando com quase trinta alunos de várias escolas nessa simultânea que durou mais de quatro horas, mas que o saldo foi positivo, não pelas vitórias e sim pela interação com alunos, onde eles viram outro tipo de formato”, disse o Doutor.

“O Xadrez sempre será uma ferramenta pedagógica muito importante na formação. Estão todos de parabéns pelo Projeto Xadrez Escolar”, completou o Dr. Luís Flávio.

O coordenador do Projeto Xadrez Escolar da SEDEC/JP, professor MF Francisco Cavalcante (Chiquinho) também se pronunciou sobre o evento. “A simultânea é uma modalidade específica do xadrez, e essa foi administrada pelo Doutor Luís Flávio que também teve sua dificuldade, visto que contabilizamos duas vitórias e um empate, em uma batalha muito grande que durou mais de quatro horas”, disse o professor.

“Este evento foi muito importante para os alunos, como exercício pratico para desafiador que viu o nível dos alunos”, completou Chiquinho.

Ao final do evento, alunas(os) participantes receberam como brinde um jogo de xadrez magnetizado e um dos vencedores da simultânea foi sorteado com um livro de xadrez.

Edição: Sérgio Ricardo

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo