MÍDIA E SOCIEDADE

Wellington Pereira analisa o cotidiano da mídia e da sociedade com a frágil e sensível lupa das Ciências Humanas

Arte: Sérgio Ricardo/DiárioPB

Wellington José de Oliveira Pereira decidiu se aposentar como professor-titular do Departamento de Mídias Digitais, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba. Ele deu uma contribuição importante para a formação do pensamento universitário nos últimos 30 anos, notadamente na formação de jornalistas e comunicólogos graduados em João Pessoa.

No começo desse milênio, Wellington recrutou alguns discípulos acadêmicos para criar o Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj), com foco nos estudos e pesquisas sobre as interfaces entre o cotidiano e o jornalismo. Graduado em Jornalismo pela própria UFPB em 1985, Pereira diversificou sua formação acadêmica fazendo mestrado em Letras (1989) e doutorado em Sociologia dez anos depois na conceituada Université Paris-Descartes.

Além de toda sua bagagem acadêmica, os leitores do DIARIOPB ganham a partir de agora também um literato conceituado e diferenciado. Wellington Pereira tem se dedicado nos últimos tempos à uma produção literária intensa, memorialista, contista e moderna. Analista refinado do cotidiano e de suas manifestações midiáticas, ele trouxe toda sua capacidade narrativa para os livros que publicou nos últimos anos, como em “Catálogo Ilustrado da Vertigem Humana” e “Vovó nos protege -histórias de crianças para gente grande”.

Pereira, que vinha contribuindo esporadicamente com publicações mais vinculadas ao universo literário, como o Correio da Artes, do jornal A União, assume agora uma coluna mais perene aqui no DIARIOPB. Sua escolha não foi aleatória. Ele vai poder exercer sua análise num portal de notícias diferenciado, sem amarras editoriais, sem compromissos com setores econômicos ou políticos. Com autonomia e independência, como deve ser a garantia para todos que realizam análises de época apenas com a ótica da cidadania, da ética e da humanização através da comunicação cotidiana.

Bem-vindo Professor Wellington!

por Dalmo Oliveira

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo