GERAL

« Voltar para página principal PM divulga esquema de segurança para as provas do Enem com 1,5 mil policiais atuando na Paraíba

segurança para as provas do EnemA Polícia Militar vai utilizar 1.500 policiais e 320 viaturas no esquema de segurança montado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2017, que acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. A corporação vai atuar em três momentos fundamentais para o Enem: escolta dos cadernos e folhas de respostas; policiamento nos 413 locais de provas; escolta na volta dos gabaritos dos candidatos.

O plano de segurança foi definido após uma série de reuniões, com encontros realizados nos Estados do Ceará, São Paulo e Brasília, todos com o objetivo de discutir detalhes sobre a segurança do Enem. Aqui na Paraíba, 51 municípios vão receber os exames, mesmo número do ano passado, mas a quantidade de locais de provas caiu de 474 em 2016 para 413 este ano. Mesmo assim, o efetivo da PM teve um acréscimo de 100 policiais em relação ao ano anterior, quando foram empregados 1.400 policiais e 300 viaturas.

O coordenador adjunto de planejamento da Polícia Militar, capitão Onierbeth Elias de Oliveira, explicou que o reforço é por causa do aumento do período da operação, já que o Enem deste ano será realizado em dois domingos e não mais em dois dias seguidos como acontecia em anos anteriores. “A operação este ano terá 11 dias, começando na próxima sexta-feira e se estendendo até o dia 13. Então tivemos essa demanda de colocar um reforço maior, mesmo com a diminuição em mais de 30 mil no número de candidatos inscritos, quando comparado com o ano anterior”, destacou, ao garantir que a PM está pronta para mais uma operação Enem.

Operação monitorada em tempo real – Toda a operação será coordenada por três Centros de Comando e Controle, instalados em João Pessoa (Quartel do Comando Geral), Campina Grande (sede do Comando do Policiamento Regional I) e Patos (Comando do Policiamento Regional II), onde haverá profissionais de todos os órgãos envolvidos na aplicação das provas, a exemplo de oficiais da PM, policiais federais, representantes dos correios e da coordenação do Exame Nacional do Ensino Médio na Paraíba, entre outros. Estes espaços vão acompanhar em tempo real toda a execução da operação, apresentando soluções rápidas e integradas para qualquer tipo de demanda que surgir.

A operação conta com vários processos de policiamento e reforço de todas as unidades operacionais, a exemplo do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e Batalhões das áreas.

Redação com Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo