TOCA DO LEÃO

Vladimir Carvalho lança Jessier Quirino para prefeito de Itabaiana

A solução para todos os problemas se resume em poesia e bom humor. Eu mesmo ando beirando o território da Onça Caetana, e nessa altura do campeonato, a gente encontra certa dificuldade em manter a vida como um jogo útil e agradável. Depois dos sessenta, a pessoa não está no mato sem cachorro, mas de repente se vê na floresta desmatada sem perspectiva de futuro, e o cão vivencial é um animal em extinção, uma espécie de ariranha resignada e sem salvamento. Mas eu driblo as safadezas melancólicas e declinantes da vida com boa dose de humor e poesia. O meu conterrâneo itabaianense Vladimir Carvalho também comunga dessa crença e já faz campanha aberta para eleger o poeta e comediante “matuto” Jessier Quirino prefeito de Itabaiana do Norte, terra onde nasceu Ratinho, também consagrado saltimbanco do rádio, da dupla Jararaca e Ratinho.

No meu site Toca do Leão, dei por aberta a campanha política de prefeito de minha terra com uma consulta online: “Que nome você indicaria para burgomestre de sua cidade?” Notai que utilizei o vocábulo “burgomestre” numa tola tentativa de driblar as leis das eleições, tão restritivas. A postagem recebeu muitos comentários, sugestões e elevados papos, alguns indignados, outros galhofeiros. De Brasília, veio o torpedo de Vladimir Carvalho, um dos grandes cineastas e documentaristas brasileiros, filho da terra que também viu nascer o maior sanfoneiro do mundo, mestre Sivuca:

Prezado Mozart:

A pesquisa da Toca do Leão é meritória. E vem em boa hora. Valho-me, entretanto, da ocasião para, independente de participar na forma como está posta, dizer que, sem nenhum desdouro pelos nomes apresentados na lista, o meu candidato seria inarredavelmente o de Jessier Quirino, por tudo que representa nesse momento com relação a Itabaiana, cuja bandeira tem levantado bem alto Brasil afora. Ele reúne todas as qualidades para liderar a recuperação física, econômica, social e administrativa de nossa terra. O que me diz dessa minha posição?

Com todo respeito, Vladimir Carvalho.

Minha resposta:

Ilustre Vladimir, concordo com sua opinião. Porém, o poeta Jessier é avesso à política. Jamais assumiria uma missão dessas. Mas seria um nome de alto nível e capacidade, sem dúvidas. Vide a poesia “Matuto na política”, do Jessier Quirino. O homem é tão cismado com coisas de eleição que certamente nem um bilhete de apoio candidato nenhum terá assinado por esse itabaianense honorário. Na inauguração do busto de Zé da Luz, em 2004, Jessier cismou até com a presença do prefeito Babá e seus babões. Foi um sacrifício ele aceitar o comparecimento de vereadores e demais seres da nação politiqueira.

O sujeito não é monárquico nem republicano, nem PT nem perequetê, nem uma coisa e nem outra, muito pelo contrário. Parodiando o conservador Jornal da Besta Fubana: “A esquerda garante que Jessier Quirino é de direita. A direita põe a mãe no fogo que Jessier Quirino é de esquerda. Os moderados acusam Jessier Quirino de radical. Os radicais garantem que Jessier Quirino é moderado”.

E mais: com a cara de antipatia que o homem carrega, devido à timidez congênita, nem com reza forte de Madame Preciosa ele iria cair nas graças do populacho, que o zé povinho gosta mesmo é de um candidato folgado que só calça de palhaço, dadivoso, licencioso, caloteiro, feladaputista, tomador de meropeia, fingido e mentiroso que só cachorro de fateira.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Fábio Mozart

Fábio Mozart transita por várias artes. No jornalismo, fundou em 1970 o “Jornal Alvorada” em Itabaiana, com o slogan: “Aqui vendem-se espaço, não ideias”. Depois de prisões e processos por contestar o status quo vigente no regime de exceção, ainda fundou os jornais “Folha de Sapé”, “O Monitor Maçônico” e “Tribuna do Vale”, este último que circulou em 12 cidades do Vale do Paraíba. Autor teatral, militante do movimento de rádios livres e comunitária, poeta e cronista. Atualmente assina coluna no jornal “A União” e ancora de programa semanal na Rádio Tabajara da Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo