GERAL

Verão começa e temperaturas na Paraíba podem chegar a 38ºC, diz Aesa

verãoVerão começa nesta quinta-feira (21), exatamente às 13h28 (horário local). Na Paraíba, as temperaturas devem variar entre 19ºC e 38ºC, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). Além do tradicional aumento da temperatura, a nova estação tem dias mais longos que as noites por causa do maior tempo de luminosidade.

A incidência de raios ultravioletas (UV) na Paraíba se intensifica no Verão. Numa escala que vai de 1 a 16, a maioria dos municípios paraibanos deve ter índices acima de 12 neste período.

A temperatura mais alta deve ser registrada no Sertão paraibano, nos inícios das tardes. A mínima deve ocorrer nas madrugas na região do Cariri. “No litoral paraibano, os valores extremos devem oscilar entre a mínima de 21ºC e a máxima de 32ºC”, explica a meteorologista Carmem Becker.

O início do verão também é considerado pré-estação das chuvas no Sertão. O período de fevereiro a maio é o mais chuvoso da região. “As condições meteorológicas mostram uma tendência de favorecimento a ocorrência de chuvas. Hoje nós estamos com o fenômeno La Niña atuando com baixa intensidade, mas favorecendo a ocorrência de chuvas dentro da média”, observa a meteorologista Marle Bandeira.

G1/PB

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo