FIQUE LIGADO

Veja como descobrir se o seu CPF está sendo usado por outras pessoas

Para fazer a consulta é necessário um cadastro no site do Registrato. Confira as dicas

Diante do aumento do número de golpes e vazamentos de dados, o cidadão pode saber se alguém está usando seu CPF indevidamente por meio do Registrato, uma plataforma gratuita do Banco Central. Para fazer a consulta é necessário um cadastro no site do Registrato. Qualquer pessoa pode verificar se o CPF está sendo usado para abrir contas ou se há suspeitas em instituições financeiras. As informações foram publicadas nesta segunda-feira (7) pelo portal R7

Quem acessar a plataforma também pode obter informações sobre financiamentos e cheques devolvidos, verificar as chaves PIX cadastradas em seu nome e dados sobre operações de câmbio e transferências internacionais.

Após a identificação de consultas suspeitas no CPF, a pessoa deve, primeiramente, procurar a empresa que forneceu algum crédito em seu nome e, depois, a instituição financeira, para alertar sobre o uso indevido.

Mais dicas

A Serasa também forneceu algumas dicas, como evitar a confirmação de dados por telefone e fornecê-los em formulários nos quais esse tipo de informação não seja obrigatória

Roubo do documento

Caso o seu documento tenha sido perdido ou roubado, a sugestão é fazer um boletim de ocorrência para evitar possíveis fraudes, juntando provas sobre o golpe, como as consultas suspeitas. Em consequência, o processo será aberto sobre a fraude e a empresa credora deverá cancelar o empréstimo e solucionar o caso sem causar dano ao consumidor.

Caso a empresa se recuse a desfazer a operação mesmo depois do registro, o consumidor deve procurar o Procon ou ajuizar uma ação judicial com o objetivo de pedir ressarcimento dos prejuízos causados.

DPB com 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo