INTERNACIONAL

Vazamento de documentos causa mal estar entre EUA e Coreia do Sul 

Governo sul-coreano quer discutir tema com Washington e falar sobre “preocupações levantadas” após a disseminação de informações que envolvem a participação do país no apoio à Ucrânia

Soldados sul-coreanos participam de exercício militar conjunto de Estados Unidos e Coreia do SulREUTERS/Kim Hong-Ji

Coreia do Sul tomou conhecimento sobre o vazamento de diversos documentos militares confidenciais dos Estados Unidos e planeja discutir as preocupações levantadas, disse uma autoridade sul-coreana neste domingo.

Vários documentos militares norte-americanos confidenciais foram publicados recentemente nas mídias sociais, oferecendo uma visão parcial de um mês da guerra na Ucrânia, disseram três autoridades dos EUA na sexta-feira, acrescentando que a Rússia ou elementos pró-Rússia provavelmente estão por trás do vazamento.

A Reuters não conseguiu verificar a autenticidade dos documentos. O Departamento de Justiça dos EUA disse que está investigando o vazamento.

Um dos documentos, obtido pela Reuters, mostrava detalhes sobre discussões internas entre importantes autoridades sul-coreanas a respeito da pressão dos EUA sobre Seul para ajudar a fornecer armas à Ucrânia e sua política de não o fazer.

O documento, que parece não ter data, diz que a Coreia do Sul concordou em vender projéteis de artilharia para ajudar os Estados Unidos a reabastecer seus estoques, insistindo que o “usuário final” deveria ser o exército norte-americano. Mas, internamente, funcionários seniores sul-coreanos temiam que os Estados Unidos os desviassem para a Ucrânia.

O relatório se baseia em parte em sinais de inteligência, o que sugere que os Estados Unidos estavam espionando um de seus mais importantes aliados sul-coreanos.

A autoridade presidencial sul-coreana, falando a repórteres, se recusou a responder a perguntas sobre espionagem dos EUA ou a confirmar quaisquer detalhes dos documentos vazados.

CNN BRASIL 

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo