GERAL

V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária discute o direito à terra

V Jornada UniversitáriaA V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, evento de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), discutirá o direito à terra, no campus I, com atividades em João Pessoa e em Santa Rita (PB), de 20 a 24 de abril.

De acordo com o coordenador, professor Roberto Efrem, do Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) da unidade de Santa Rita, a iniciativa traz, para o ambiente universitário, o debate sobre a reforma agrária e o direito à terra e ao território.

Além da realização dessas discussões, a jornada promoverá atividades de vivência junto a assentamentos e acampamentos, aproximando a comunidade acadêmica, sobretudo os estudantes, das experiências cotidianas dos sujeitos ligados à luta pela reforma agrária.

Visibilidade

Há cinco anos, a jornada foi criada, inicialmente, para rememorar o Massacre de Eldorado dos Carajás, que ocorreu no dia 17 de abril de 1996, no Sul do Pará, culminando no assassinato de, pelo menos, 19 trabalhadores rurais.

Desde então, todos os anos, entre os meses de abril e de maio, o projeto procura dar visibilidade à causa agrária, ao propor debates em múltiplas dimensões, como o processo de criminalização sofrido pelos trabalhadores rurais comprometidos com o movimento social, a denúncia de situações de violência vivenciadas por eles, as políticas direcionadas à educação do campo, os conflitos em torno da estrangeirização das terras no país e os processos governamentais acerca da titularização e da privatização dos assentamentos.

Programação

20 de abril

8h-12h – Abertura / Gramado do Centro de Educação da UFPB

14h-18h – Análise de conjuntura / Praça da Alegria da UFPB

21 de abril

6h-14h – Vivência no campo / Acampamento Wanderley Caixe, Caaporã – PB

23 de abril

8h-12h – Mesa “Estrangeirização de terras: impactos e resistência” / Universidade Estadual da Paraíba

18h-22h – Mesa “Educação no campo: é direito! Não mercadoria” / Auditório do CCHLA da UFPB

24 de abril

11h – Banca com produtos da reforma agrária em frente ao restaurante universitário da UFPB

14h-18h – Mesa “Violência no campo e criminalização dos movimentos sociais” / Centro de Vivências da UFPB

19h-22h – Mesa “Titularização dos assentamentos e reforma agrária popular” / Departamento de Ciências Jurídicas da UFPB, Santa Rita – PB

Ufpb

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo