CARNAVAL

Unidos do Viradouro conquista o Carnaval do Rio de Janeiro celebrando a tradição africana (vídeos)

Sob o enredo "Arroboboi, Dangbé", a escola de samba de Niterói mergulhou na rica mitologia africana

A Unidos do Viradouro consagrou-se como a grande campeã do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro em 2024. A escola de samba, conhecida por suas cores Vermelho e Branco e sediada em Niterói, brilhou na Marquês de Sapucaí ao apresentar um desfile que homenageou as serpentes, elementos de culto na tradição africana.

Sob o enredo “Arroboboi, Dangbé”, a agremiação mergulhou na rica mitologia africana, rendendo tributo à grande cobra mítica dos jejes e clamando por sua proteção. Este é o terceiro título conquistado pela Unidos do Viradouro, que anteriormente sagrou-se campeã em 2020 e 1997, além de ter sido vice-campeã em 2023.

A narrativa do desfile trouxe à tona a força e a história da mulher negra, atravessando séculos para destacar as “sacerdotisas voduns”, mulheres escolhidas e iniciadas em ritos de louvor à serpente sagrada. Com uma performance impecável, a escola de Niterói alcançou 100% de aproveitamento, somando 270 pontos ao final da apuração.

Apesar de um recurso pendente contra a Unidos do Viradouro, alegando o uso de um número maior de integrantes do que o permitido na comissão de frente, a distância de 0,7 ponto em relação à segunda colocada garante o título à escola niteroiense. Mesmo em caso de punição, esta não ultrapassaria 0,5 ponto, garantindo a vitória da agremiação.

Com Brasil 247

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo