GERAL

Turquia bloqueia redes sociais para impedir fotos de promotor morto

turquia promotor Mehmet Kiraz é tomado refém por indivíduos de um grupo armado de extrema esquerda que invadiu o Palácio de Justiça em Istambul, Turquia (Foto: Reuters/Halkin Sesi TV)

A Turquia bloqueou nesta segunda-feira (6) o acesso ao Twitter, Facebook e Youtube para impedir a divulgação de fotos de um promotor sequestrado na semana passada por militantes de extrema-esquerda, que acabou morto durante a tentativa de resgate, informa a imprensa.

Uma mensagem da Autoridade Administrativa de Telecomunicações disponibilizada no YouTube indica que a proibição foi determinada como “medida administrativa”.

Este é o primeiro bloqueio desta magnitude desde o que foi decretado há um ano para impedir a divulgação de acusações de corrupção contra o governo.

De acordo com o site do jornal “Hurriyet”, a medida foi adotada depois que uma decisão da justiça ordenou o bloqueio de 166 sites que haviam divulgado a foto do promotor, incluindo Facebook, Twitter e YouTube.

O promotor Mehmet Selim Kiraz foi sequestrado em 31 de março e mantido como refém durante mais de seis horas por dois militantes armados de um grupo de extrema-esquerda turco, que publicou a fotografia do magistrado nas redes sociais com uma pistola na têmpora.

O promotor e os dois sequestradores morreram durante uma intervenção da polícia.

No dia seguinte, a justiça turca abriu uma investigação contra quatro jornais turcos acusados de terem publicado a fotografia.

Há um ano, o governo turco aprovou várias medidas polêmicas para tentar controlar a internet e as redes sociais, apontadas como culpadas de divulgar as acusações de corrupção contra o presidente Recep Tayyip Erdogan e vários membros de sua equipe.

Em março de 2014, Erdogan ordenou o bloqueio momentâneo de Facebook e Twitter.

O Parlamento turco votou no mês passado um dispositivo que autoriza o governo a bloquear um site sem a permissão da justiça, uma medida que, no entanto, foi censurada pelo Tribunal Constitucional ano passado.

G1

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo