GERAL

Trens VLTs operam a partir de 2 de fevereiro na Grande João Pessoa

trens vltsCom o fim da fase de testes e adequação dos equipamentos os dois primeiros trens do sistema de Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs), da Grande João Pessoa devem começar o transporte comercial de passageiros a partir do dia 2 de fevereiro. A previsão é de que as novas composições transportem cerca de 600 usuários a cada viagem e a informação foi confirmada nesta terça-feira (20) pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos na Capital.

Terminada no sábado (17), a fase de testes verificou o funcionamento dos freios, motores, amortecedores das duas composições iniciais, além dos trilhos e altura das plataformas. Segundo a assessoria de comunicação da CBTU, tudo está pronto para que os VLTs entrem em operação comercial.

De acordo com a assessoria, os testes práticos foram feitos apenas na primeira composição, sendo replicados todos os ajustes no segundo VLT. A entrega da terceira composição está prevista para antes do dia 15 de fevereiro, entrando em operação menos de uma semana após a montagem.

“Todos os testes iniciais foram finalizados no sábado pela montadora dos VLTs. A partir de agora, faremos testes corriqueiros, fora do horário de operação da frota atual, para manutenção e preparação da operação comercial das novas composições. Caso ajustes sejam necessários, serão realizados de maneira rápida. A previsão é de que eles entrem em operação já no dia 2 de fevereiro”, informou a assessoria.

Campanhas educativas para evitar a depredação dos novos trens devem ser realizados pela CBTU ao longo do mês de fevereiro. Segundo a assessoria da Companhia, em cada composição, um segurança fardado deverá fazer a segurança dos passageiros.

“Temos a câmera de ré que vai ajudar e também seguranças fardados dentro dos carros. Se alguém for pego promovendo depredação, o maquinista está autorizado a parar a composição para que o segurança possa identificar o responsável e levá-lo à delegacia”, disse.

As tarifas devem permanecer com o mesmo preço das atuais, R$ 0,50. A manutenção é garantida pelo governo federal através de subsídios inseridos no preço das passagens.

A entrega das outras seis composições dos VLTs está prevista para ser encerrada até dezembro deste ano. As plataformas atuais devem passar por reforma para melhor se adequarem as operações dos novos trens, mas o início das obras está previsto para 2016.

Com Correio

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo