MÚSICA

Totonho faz abertura do Natal na Usina, nesta sexta (4)

Totonho – Natal Usina Energisa 2019 – Foto Rafael Passos

A sétima edição do Natal na Usina começa nesta sexta-feira (4), com uma variada programação que enaltece a cultura paraibana. O evento será realizado até dia 27, em um formato 100%, para atender aos requisitos de saúde e segurança neste contexto da pandemia provocada pela Covid-19. A abertura fica por conta de Totonho e o Cabra, a partir das 20h, no canal Artistas da Paraíba no Youtube – (https://www.youtube.com/c/ArtistasdaParaíba).

Totonho é uma das principais referências da música alternativa brasileira, desde 2021, quando foi lançado pela gravadora Trama. Natural de Monteiro (PB), cidade conhecida como terra dos repentistas, universo que dá forma à dinâmica sensorial proposta pela estética de sua música. Já lançou três trabalhos autorais – Totonho & Os Cabras, Sabotador de Satélites e Coco Ostentação -, e acaba de lançar o novo álbum, o Samba Luzia Gorda, pela YB Music.

Durante o processo da pandemia, o compositor aumentou seus itens de composição com uma porção de músicas novas, que agora terá oportunidade antes que o ano termine de mostrar num show romântico no Natal da Energisa, mesclando com canções dos seus últimos quatro álbuns.

Batuque

A programação ainda terá a apresentação do Coletivo Maracastelo, às 19h. Nessa apresentação, o Coletivo trará a ancestralidade dos tambores e o ritmo do Maracatu de Baque Virado para o Natal da Usina. Os chamados baques de marcação, imalê, martelo e parada irão ecoar aos comandos de Angela Gaeta, a primeira mulher a apitar um Maracatu na Paraíba.

Marcado pela diversidade de seus integrantes, com uma energia e seus brilhos que contagiam a todos e a todas, a apresentação também contará com Jongo, Ijexá e toques de candomblé, que fazem parte do universo artístico e cultural dos seus integrantes.

Vidas Severinas

Às 22h, Luiz Carlos Vasconcelos, ator paraibano, estará no Palco Bonde para o Recital Vidas Severinas, que reunirá textos de três autores nordestinos: Ariano Suassuna, João Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto.

O projeto Natal na Usina 2020 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Energisa e realização da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Serviço: Natal na Usina 2020 – Edição 100% On Line

Quando: de 4 a 27 de dezembro

Para assistir: https://www.youtube.com/c/ArtistasdaParaíba

Programação completa: www.natalnausina.com.br

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo