GERAL

TCE notifica prefeito de João Pessoa por esgoto lançado em praias da orla

Praia esgoto em joão pessoaO Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) informou na manhã desta quarta-feira (25) que vai notificar o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) para que sejam apresentadas iniciativas necessárias à contenção de despejos de esgotos nas praias da orla da capital.

A notificação foi dada pelo conselheiro Nominando Diniz na abertura da primeira sessão plenária do órgão em 2017. O conselheiro Fernando Catão também recomendou que a notificação fosse extensiva à direção da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa).

Nominando Diniz ressaltou na sua fala que o problema gera não apenas prejuízos ambientais, mas também à saúde pública. Já o conselheiro Fernando Catão disse que “há um jogo de empurra entre a PMJP e a Cagepa” em torno desse problema do lançamento clandestino de dejetos em galerias pluviais.

Vídeos nas redes sociais
No dia 3 de janeiro, vídeos realizados no final de dezembro mostram muita água e sujeira sendo lançadas no mar, entre Cabo Branco e Bessa, e uma equipe da prefeitura deixando o local próximo uma das galerias. Ao todo 10 galerias de águas pluviais desaguam na orla da capital paraibana e vários trechos de praias urbanas de João Pessoa são classificados pela Sudema como impróprios para banho.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da capital (Semam), não existe esgoto indo para a praia, mas o lixo que se acumula na rede de águas pluviais e vai junto com a água para o mar. 

“A Seinfra faz a manutenção regular de todas essas galerias, fazendo a b ertura para que aquela água residuária saia e o mar cause a depuração desse material e fique tudo bem, pelo menos com a rede. É uma água escura, tem um odor característico, mas não é efetivamente esgoto”, disse Alisson Cavalcanti, chefe de fiscalização da Semam.

G1

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo