TCE notifica prefeito de João Pessoa por esgoto lançado em praias da orla
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) informou na manhã desta quarta-feira (25) que vai notificar o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD) para que sejam apresentadas iniciativas necessárias à contenção de despejos de esgotos nas praias da orla da capital.
A notificação foi dada pelo conselheiro Nominando Diniz na abertura da primeira sessão plenária do órgão em 2017. O conselheiro Fernando Catão também recomendou que a notificação fosse extensiva à direção da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa).
Nominando Diniz ressaltou na sua fala que o problema gera não apenas prejuízos ambientais, mas também à saúde pública. Já o conselheiro Fernando Catão disse que “há um jogo de empurra entre a PMJP e a Cagepa” em torno desse problema do lançamento clandestino de dejetos em galerias pluviais.
Vídeos nas redes sociais
No dia 3 de janeiro, vídeos realizados no final de dezembro mostram muita água e sujeira sendo lançadas no mar, entre Cabo Branco e Bessa, e uma equipe da prefeitura deixando o local próximo uma das galerias. Ao todo 10 galerias de águas pluviais desaguam na orla da capital paraibana e vários trechos de praias urbanas de João Pessoa são classificados pela Sudema como impróprios para banho.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente da capital (Semam), não existe esgoto indo para a praia, mas o lixo que se acumula na rede de águas pluviais e vai junto com a água para o mar.
“A Seinfra faz a manutenção regular de todas essas galerias, fazendo a b ertura para que aquela água residuária saia e o mar cause a depuração desse material e fique tudo bem, pelo menos com a rede. É uma água escura, tem um odor característico, mas não é efetivamente esgoto”, disse Alisson Cavalcanti, chefe de fiscalização da Semam.
G1