Superbactéria é detectada em trecho da Praia do Flamengo

Bactérias resistentes à maioria dos antibióticos disponíveis foram encontradas num dos principais rios da cidade, o Carioca. Um dos locais contaminados fica próximo à Praia do Flamengo e é frequentado por banhistas e pessoas que gostam de pescar. O alerta de que os micro-organismos saíram do universo hospitalar e estão no meio ambiente é de estudo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fiocruz.

Um dos locais contaminados é na foz do Rio Carioca, junto à Praia do Flamengo. O ponto é frequentado por banhistas e pescadores
Um dos locais contaminados é na foz do Rio Carioca, junto à Praia do Flamengo. O ponto é frequentado por banhistas e pescadores

As bactérias encontradas produzem uma enzima chamada KPC — característica que impede que os remédios façam efeito contra elas. Em algumas pessoas, podem provocar males como infecção urinária e pulmonar. Segundo a pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Infecção Hospitalar do IOC, Ana Paula D’Alincourt Carvalho Assef, coordenadora do trabalho, o problema das doenças provocadas por estes micro-organismos é que o paciente não vai ficar curado com os antibióticos disponíveis nas farmácias. Ana Paula explica que os poucos medicamentos que conseguem combater as bactérias produtoras de KPC só estão disponíveis nos hospitais. Um dos fármacos que funciona é antigo e pode ser tóxico ao paciente.

“A grande preocupação é de, no futuro, infecções corriqueiras serem por essa bactéria e sem antibiótico para tratar de forma adequada em casa. Isso pode requerer internação hospitalar de todos os pacientes”, disse, acrescentando que ainda não há registro de infecções por essas bactérias fora dos hospitais.

Os pesquisadores do IOC coletaram amostras de água em cinco pontos do Rio Carioca, que corta diversos bairros da cidade. Em três deles havia bactérias produtoras da enzima KPC: Largo do Boticário (Cosme Velho); antes da estação de tratamento de esgoto da Praia do Flamengo; e na foz do rio, que deságua na mesma praia.

Os micro-organismos encontrados no rio são classificados como enterobactérias. Algumas pessoas podem ficar doentes, mas outras podem ter a bactéria no organismo — por exemplo, no intestino — sem adoecer.

Mas como se manter livre desses organismos pequenos, mas perigosos? A principal regra é ficar longe das águas contaminadas, já que a entrada da bactéria no corpo pode acontecer tanto pelo contato como pela ingestão. Ana Paula reitera que nem todos as pessoas ficarão doentes: depende do sistema imunológico de cada um.

Clique na imagem para ver o infográfico completo
Clique na imagem para ver o infográfico completo

Esgoto hospitalar

A pesquisa faz parte da dissertação de mestrado do biólogo Carlos Felipe Machado de Araújo, que será defendida em março. Para ele, a principal hipótese é que as bactérias produtoras da enzima cheguem ao Rio Carioca por meio do esgoto hospitalar, já que há várias unidades de saúde ao longo do curso do rio.

O caminho é simples: pessoas infectadas com o micro-organismo usam o banheiro do hospital; as bactérias vão para a rede de esgoto e, dali, para o Rio Carioca. Para evitar que uma grande quantidade de bactérias resistentes chegue ao ambiente, diz Carlos Felipe, o ideal seria cada hospital ter o seu próprio esquema de tratamento de esgoto.

“Não há como afirmar que elas vêm do hospital, mas é o mais provável. Se vier do esgoto doméstico, a situação é ainda pior, porque será sinal de que há pessoas infectadas fora do ambiente hospitalar”, diz.
A pesquisa alertou ainda que a Praia do Flamengo fica perto da Marina da Glória, que será palco de competições de vela nas Olimpíadas de 2016. “A água circula e a bactéria vai junto, mas o quanto chegará até a Marina não temos como prever”, disse Ana Paula.

Os pesquisadores entraram em contato com o Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e foram acionados pelo comitê que organiza os Jogos Olímpicos de 2016. A organização do evento, segundo Ana Paula, se mostrou preocupada com a informação e disse que mantém contato constante com o Inea para saber sobre a balneabilidade das águas onde acontecerão competições.

O Dia

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo