Suécia vence Estados Unidos nos pênaltis e avança no futebol feminino

suécia comemoraA Suécia conseguiu o improvável no futebol feminino: bater a forte e favorita seleção dos Estados Unidos e avançar para a semifinal do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No Mané Garricha, as seleções empataram em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, e as suecas venceram nos pênaltis por 4 a 3. Agora, o time comandado por Pia Sundhage aguarda o vencedor de Brasil x Austrália, também nesta sexta-feira, para definir seu adversário na próxima fase da competição.

A tática sueca foi clara desde o primeiro toque na bola: segurar o time dos Estados Unidos e jogar por uma bola no contra-ataque. E assim foi quase durante todo o primeiro tempo. O problema foi que as americanas, favoritas, não conseguiram furar o bloqueio e tentaram muitas jogadas pelo meio e pelo alto. Prato cheio para a defesa da Suécia afasta e se armar novamente.

A Suécia entrou em campo com a mesma proposta, porém, saindo mais rápido nos contra-ataques e adiantando um pouco a linha do meio de campo. Deixando o time americano com mais dificuldades. Em um desses contra-ataques, gol da Suécia. Blackstenius entrou livre pela direita e bateu na saída de Hope Solo, para delírio da torcida no Mané Garrincha, que estava do lado da equipe europeia. Mas a reação americana não demorou. A equipe, na verdade, teve até sorte para empatar. Morgan se beneficiou de uma bola que bateu em Samuelsson, pegou de primeira e deixou tudo igual.

A goleira virou alvo dos torcedores brasileiros porque postou em uma rede social uma foto com um kit que era um verdadeiro arsenal contra o mosquito que transmite o vírus da zika. Durante os jogos, foi vaiada e teve de aguentar provocações. Nesta sexta-feira, não foi diferente. Cada vez que pegava na bola, a torcida no Mané Garrincha gritava “zika”. A “cartada final” de Solo para tentar evitar a eliminação dos EUA aconteceu na última cobrança de pênalti da Suécia. Para tentar tirar a concentração de Dahlkvist, ela chegou a trocar de luvas e retardar a cobrança. Foi vaiada, não pegou e pênalti e acabou eliminada.

Além de vencer a seleção favorita ao ouro no futebol feminino, a Suécia escreveu uma página histórica no torneio. Desde que a modalidade começou a ser disputada nos Jogos Olímpicos, em Atlanta (1996), jamais a seleção dos Estados Unidos ficou fora da final. Em cinco oportunidades, conquistou quatro medalhas de ouro e uma de prata, em 2000, ao ser superada pela Noruega. O Brasil já foi vítima para as americanas em duas finais: 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim).

GE

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo