GERAL

Sueca Charlotte Kalla conquista o primeiro ouro dos Jogos de Inverno de 2018

Charlotte KallaA Suécia é o primeiro país a garantir uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. Em final realizada na madrugada deste sábado, no Brasil, a esquiadora Charlotte Kalla conquistou o ouro no Esqui Cross Country na categoria 7,5km Sprint + 7,5km Esquiatlo, com um tempo de 40:44:9’. A veterana norueguesa Marit Bjoergen, bicampeã da categoria, ficou com a prata, com o tempo de 40:52.7, enquanto a finlandesa Krista Parmakosi ficou em terceiro, anotando 40:55.0. Depois do vice em Sochi, essa é a primeira medalha de ouro de Kalla na categoria. Já Bjoergen se tornou a mulher com maior número de medalhas olímpicas na história, com 11, sendo seis de ouro.

– Estava um pouco nervosa, porque a Olimpíada de Inverno é algo que eu estou focada por muito tempo. Me senti bem durante a temporada mas sei que o que importa mesmo é estar em forma na Olimpíada. Foi incrível e muito divertido competir hoje. Tive a impressão que ficaria mais forte se eu tentasse fazer alguma coisa na última volta e não esperar muito. Só reparei que venci na linha de chegada. Eu não quis olhar para trás antes, só foquei e dei o meu máximo o tempo todo. Foi uma felicidade muito grande e também um alívio, mas grande parte do tempo foi pura alegria – declarou Kalla.

A prova começou com um ritmo muito forte da sueca. Ela liderou nos primeiros quatro quilômetros de prova, sendo ultrapassada por Victoria Cal, da Alemanha, depois de 10 minutos de competição. A vantagem da alemã, no entanto, não durou muito tempo. Eis que apareceu a maior campeã olímpica da história do esporte: Bjoergen. Por quase sete quilômetros, ela liderou o pelotão, mas sempre perseguida de perto pelas adversárias.

Esqui cross-country PyeongChang Olimpíada de Inverno - largada  (Foto: Quinn Rooney/Getty Images)

Esqui cross-country PyeongChang Olimpíada de Inverno – largada (Foto: Quinn Rooney/Getty Images)

Depois da metade da prova, Kalla retomou a ponta, mas voltou a ser ultrapassada. Três competidoras alternaram, no último terço de prova, a liderança: a suíça Nathalie Von Siebenthal, a sueca Charlotte Kalla e a norueguesa Marit Bjoergen. Nos últimos três quilômetros, a sueca começou a abrir vantagem, que chegou a quase 10 segundos. Com uma distância considerável, a nova campeã olímpica cruzou a linha de chegada com uma tranquilidade nada comum de uma Olimpíada.

Essa é a terceira medalha de Kalla em Olimpíadas. Ela foi campeã em 2010 nos 10 km individuais, e também conquistou o quatro por 5 km em 2014. Apesar de ter vencido, a esquiadora ainda não ganhou sua medalha. A sueca deve receber das mãos de Thomas, Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, neste sábado por volta das 8h (de Brasília).

Em 57ª, coreana fica longe de vencer em casa

Lee Chaewon foi a primeira Coreana a disputar uma competição que envolvesse medalha em sua país natal. Mesmo com o fator casa e com às chances pequenas, ela não foi bem na final da categoria 7,5km Sprint + 7,5km Esquiatlo. Lee terminou a prova em 57ª.

GE

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo