SAÚDE

Síndrome gripal: João Pessoa alerta sobre a importância da vacinação contra Influenza

João Pessoa segue o Movimento Nacional pela Vacinação, junto ao Ministério da Saúde (MS), para a retomada das Altas Coberturas Vacinais que sofreram queda nos últimos anos, assim como a garantia da assistência preventiva por meio da imunização. O alerta para importância da proteção contra Influenza se dá principalmente para as pessoas com maior risco para os casos graves que podem evoluir para óbitos.

De acordo com o Sistema de Informação de Síndromes Gripais e de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (e-SUS Notifica), em João Pessoa, somente de janeiro a março deste ano, foram registrados 18.470 mil casos de Síndromes gripais não especificada. Segundo o Sistema de informação sobre mortalidade, entre 2020 a 2023 foram 117 casos de Influenza (A e B), com 74 óbitos. De janeiro a abril deste ano foram registrados três óbitos, sendo dois adultos e um infantil.

“Seguimos fazendo o alerta para que a população, principalmente aqueles que fazem parte do grupo de risco, que não deixem de se vacinar. A imunização é essencial para barrar a circulação de vírus e capaz de diminuir drasticamente o número de pessoas hospitalizadas por uma doença que pode ser prevenida por meio da vacinação”, ressaltou o chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino,

“Estamos trabalhando para garantir a assistência e, em conjunto com as equipes de imunização, em todas as salas de vacinas na Capital, fazer uma vacinação de bloqueio, no intuito de vacinar os mais vulneráveis a complicações, formando uma barreira epidemiológica, diminuindo com isso a transmissão do vírus na comunidade.”, concluiu.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a doença foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

Dados – De acordo com dados do SI-PNI – Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, nesta edição da Campanha de Vacinação contra Influenza 2023, desde 10 de abril, já foram vacinadas 54.723 das pessoas que fazem parte do grupo prioritário, o que corresponde a 20,56% do público-alvo. Neste último sábado (6), Dia D de Vacinação, foram aplicadas 5.890 doses dos imunizantes, totalizando 60.521 doses aplicadas na Capital.

Em 2019, o município de João Pessoa registrou 91,44% de cobertura vacinal contra Influenza, com 158.317 doses aplicadas, em 2020 foram 99,73%, com 203.529 doses aplicas.

Da vacina contra a Covid-19, desde o início da campanha, já foram aplicadas aproximadamente 2,4 milhões de doses, referente a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dos imunizantes (Astrazeneca, Coronavac, Jansen e Pfizer), além das vacinas para crianças a partir de seis meses de idade. Ainda, de acordo com o Painel da Vacinação contra Covid-19, em João Pessoa, 94,86% da população geral está totalmente vacinada com esquema básico contra Covid-19.

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo