GERAL

Sindicatos mantêm greve na França e negam ‘trégua de Natal’

Foto: reprodução/TV Globo

França entrou nesta quinta-feira (12) no 8º dia de greve contra a reforma da Previdência anunciada pelo governo do presidente Emmanuel Macron. Os sindicatos pediram a ampliação do movimento e negaram a possibilidade de uma “trégua de Natal”.

“A greve continua e lamentamos porque não havíamos previsto desta maneira. Percebemos que o governo não dá o braço a torcer e isto vai durar algum tempo. Não haverá trégua de Natal, exceto se o governo encontrar a razão”, afirmou o secretário-geral do sindicato CGT (trabalhadores ferroviários), Laurent Brun, à rádio France Info.

Impacto nos transportes

Na manhã desta quinta, em cidades como Paris a grande maioria dos transportes públicos não funcionava e os poucos que circulavam estavam lotados.

O centro da capital estava em colapso com o grande número de veículos particulares e centenas de cidadãos tentavam chegar aos locais de trabalho a pé ou de bicicleta.

O porto de Le Havre (noroeste), o segundo maior da França, amanheceu bloqueado por quase mil manifestantes, segundo a polícia. “Bloqueamos os oito pontos principais (de entrada). Vamos continuar aqui o dia todo”, disse Sandrine Gérard, do sindicato CGT.

Novas passeatas estão programadas para esta quinta-feira em Paris e Marselha e um novo dia de mobilização nacional foi convocado para 17 de dezembro, o terceiro em menos de duas semanas.

Detalhes da proposta do governo

Na quarta-feira (11), o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, anunciou o projeto integral de reforma da Previdência, que pretende transformar os 42 regimes diferentes do país em um sistema único. O chefe de governo defendeu que “todo mundo sairá ganhando” com a mudança.

O governo mantém o plano, uma das promessas de campanha de Macron, mas aceitou flexibilizar alguns pontos após os protestos da última semana.

Philippe afirmou que os anúncios do governo eram suficientes para acabar com a paralisação no país. “Minha porta está aberta, minha mão está estendida”, declarou.

França apresenta proposta de reforma da previdência

No entanto, as concessões não foram consideradas suficientes pelos sindicatos do serviço público e prometeram estender a greve dos transportes iniciada há sete dias até que o governo desista de seu plano.

Até mesmo a central sindical CFDT, mais moderada, com maior peso na atividade privada e que respalda a passagem para um plano de pensões único, criticou os anúncios, pois disse que, ao pretender que os franceses trabalhem mais tempo, se “cruzou uma linha vermelha”.

O governo quer evitar a qualquer custo uma nova crise social, após a mobilização dos coletes amarelos, o movimento de protesto que surgiu há um ano e provocou uma forte queda de seu nível de popularidade.

Por isso, tentou estender a mão novamente aos sindicatos. “Há espaço para negociação”, disse o ministro da Economia, Bruno Le Maire.

Uma das questões que mais enfurece os trabalhadores é o aumento para 64 anos da idade mínima para obter a aposentadoria integral. Atualmente, a idade legal mínima de aposentadoria é 62 anos e continuará sendo, mas com direito a uma pensão menor.

O governo contempla apresentar o projeto de lei sobre a reforma no conselho de ministros de 22 de janeiro, antes de enviar o texto ao Parlamento no fim de fevereiro.

AFP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo