Sesc Centro João Pessoa inscreve para Projeto Arte da Palavra

sescMais duas oficinas do PROJETO ARTE DA PALAVRA estão programadas para o Sesc Centro João Pessoa, trazendo os escritores Rafael Gallo (SP) em setembro e Ninfa Parreiras (RJ) em outubro. O público interessado já pode efetivar suas inscrições gratuitamente.

A oficina de Rafael Gallo tem como Tema “Escrita Criativa” e está confirmada para os dias 15 e 16/09 no horário das 19 às 21hs, a oficina de Ninfa Parreiras será sobre “Criação Literária”, voltado para a literatura juvenil e acontecerá entre os dias 06 e 07/10 das 19 às 21h, no auditório da instituição promotora.

Este ano o Sesc PB já promoveu duas oficinas do PROJETO ARTE DA PALAVRA.

1° Etapa
Tema: Poética do Impossível
Ministrante: José Inácio Vieira de Melo (BA)
Data: 07, 08 e 09/06

2° Etapa
Tema: Construção da narrativa dinâmica
Ministrante: Ana Paula Maia (RJ)
Data: 28 e 29/07.

O PRÓXIMO ASSUNTO
Rafael Gallo vai tratar do controle sobre o fluxo temporal da escrita, desde a forma geral até os menores detalhes. Considerando a grande elasticidade de tempo na literatura, as questões estilísticas de cada escritor, as diferentes potencialidades dramáticas de determinados elementos da narrativa. O conteúdo abordado busca aprimorar a conscientização do controle do tempo e do ritmo, a fim de utilizá-los com maior precisão de acordo com os efeitos que busca.

VENCEDOR E FINALISTA DE PRÊMIOS IMPORTANTES

Rafael Gallo é escritor, autor do romance Rebentar (Record, 2015) e de Réveillon e outros dias (Record, 2012), livro vencedor do Prêmio Sesc de Literatura e finalista do Prêmio Jabuti, ambos na categoria Contos. Tem participado de eventos literários como a programação paralela da FLIP, a FLIPIPA, a Bienal do Livro de São Carlos. Atualmente é um dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2016.

O escritor é graduado em Música: Composição e Regência, pela UNESP- SP, e mestre em Meios e Processos Audiovisuais, pela USP – SP. Tem experiência como docente em cursos livres e universitários. Atuou como professor na UFScar – Universidade Federal de São Carlos, Academia Internacional de Cinema (São Paulo) e FIB – Faculdades Integradas de Bauru, nos cursos de Cinema e Audiovisual.

NINFA ENCERRA TEMPORADA
A carioca Ninfa Parreiras conclui o cronograma de oficinas do ARTE DA PALAVRA com a oficna sobre “Criação literária”, direcionada para a literatura infanto-juvenil. Ela pretende destacar uma criação literária a partir de obras selecionadas consagradas e outras contemporâneas, abordar a escrita como processo de subjetivação e de identidade, promover atividades de criação textual a partir de imagens e palavras, desenvolver a criação de versos e narrativas curtas e fomentar a leitura e discussão de textos infanto juvenis.

O currículo de Ninfa Parreiras registra que ela é psicanalista, escritora, e professora de literatura. Nasceu na cidade de Itaúna em Minas Gerais e atualmente mora no Rio de Janeiro, RJ. Graduada em Letras e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC RIO, Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo – USP. Trabalhou como especialista na Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, por 20 anos. É autora de diversas obras em prosa e em poesia para crianças e jovens, tais como: “A Velha dos Cocos” (RHJ, 2006), “Um Teto do Céu” (DCL, 2009), “O Morro Encantado” (Paulus, 2010), “O Mergulho no Espelho” (Positivo Editora, 2010), “Um Mar de Gente” (Girafinha, 2007/ Rovelle, 2014), entre outros. Além dos ensaios sobre literatura e psicanálise publicados em revistas, jornais e livros.

O Setor de Cultura do Sesc Centro fica localizado à Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro/ João Pessoa. Mais informações podem ser obtidas através do número 3208 3158.

Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo