GERAL

Semente Cinematográfica seleciona escolas públicas e ONGs da PB para implementação de escolas de cinema

SEMENTE CINEMATOGRAFICA
Foto: Arquivo do Grupo Semente Cinematógrafica

Com apoio do programa Rumos Itaú Cultural, o Grupo Semente Cinematográfica convida ONGs, instituições educativas e escolas da rede pública da Paraíba a se inscreverem no edital do projeto Cartografia de Imagens: Filmes-Carta, Formação e Experimentação. O projeto selecionará 10 (dez) instituições para o curso de formação de professores em cinema e educação e contemplará 04 (quatro) delas com o processo de implementação de Escolas Experimentais de Cinema (EECs). As inscrições se estendem até o dia 23 de agosto de 2018.

 “A proposta é formar os profissionais da educação para que se tornem multiplicadores de práticas educativas com o cinema dentro da escola, mobilizando a arte e a tecnologia em benefício da inovação do processo de ensino-aprendizagem. Com isso, as EECs se tornam autônomas e as escolas poderão dar prosseguimento às práticas de acordo com o contexto em que estão inseridas”, explicam Ana Bárbara Ramos e Felipe Leal Barquete, idealizadores do projeto.

As dez instituições paraibanas selecionadas participarão gratuitamente do curso de formação de professores em cinema e educação em setembro de 2018, com carga horária de 30h, e contarão com acompanhamento durante o ano letivo de 2019. A conclusão deste curso é um dos critérios de seleção para contemplar quatro destas instituições com o processo de implementação de EECs, cuja vigência compreende três semestres letivos – 2018.2 a 2019.2.

Ao serem contempladas, o projeto prevê a oferta de kits de produção audiovisual para as 04 instituições; consultoria técnica e acompanhamento pedagógico; ateliês de criação cinematográfica com os estudantes; estruturação de cineclubes educativos e o desenvolvimento de metodologias com o objetivo de contextualizar as práticas de cinema nas respectivas realidades sociais e educacionais. Ao final, os filmes realizados serão exibidos em mostras de cinema e educação nas escolas, bem como no I Seminário de Cinema e Educação da Paraíba, em 2019.

O Grupo Semente Cinematográfica inicia suas atividades em 2014, com práticas de cinema e educação em escolas públicas do Conde e em João Pessoa, durante a primeira edição do projeto Inventar com a Diferença. Entre 2016 e 2017 foi implementada a primeira EEC, na E.M.E.I.F. José Albino Pimentel, no território quilombola Gurugi-Ipiranga. O trabalho abrangeu oito educadores, 200 estudantes e contou com o apoio da diretoria e coordenação da escola, além da Secretaria de Educação do Conde. Após um ano e meio de trabalho, foram realizados sete filmes sobre quilombo a partir do olhar das crianças. Atualmente, o Grupo desenvolve um trabalho de implementação de uma EEC na E.M.E.F. Lina Rodrigues de Souza, também no território quilombola Gurugi-Ipiranga.

A inscrição das instituições será online, através de ficha disponibilizada no site [www.sementecinematografica.com.br] e na fanpage do Grupo [www.facebook/sementecinematografica] até 23 de agosto de 2018. Para aquelas instituições que, eventualmente, não tenham acesso à internet, é possível enviar o formulário escrito por via postal para o endereço disponibilizado no edital.

Por: Isa Paula Morais

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo