GERAL

Secretário-Geral da OEA diz que levará impeachment à Corte Interamericana de Direitos Humanos

logo da oeaO secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) Luis Almagro se reuniu hoje (10) com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Ao final do encontro, Almagro fez um pronunciamento à imprensa e disse que levará questionamentos para a Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre os argumentos que fundamentam o pedido de impeachment de Dilma. De acordo com o secretário-geral, é preciso realizar uma consulta jurídica ao órgão, uma vez que as respostas obtidas pela OAE dos poderes Judiciário e Legislativo não foram consideradas satisfatórias.

Almagro também comentou sobre os casos de corrupção que envolvem deputados e senadores, o que, para ele, “definitivamente gera um problema estrutural quanto às decisões que devem ser tomadas em relação ao impeachment”. “Há outra dimensão de incerteza jurídica que tem a ver com a legalidade das causas evocadas para o impeachment. Nesse sentido, os questionamentos que formulamos em nossa visita anterior não foram respondidos, ou as respostas não foram satisfatórias”, explicou o secretário-geral.

Luis Almagro e o presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas, se reuniram ontem à noite com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. No encontro foram levantadas preocupações com aspectos jurídicos do processo, considerando a jurisprudência internacional sobre o tema. Lewandowski garantiu que, do ponto de vista formal, o caso vem seguindo o rito definido pelo STF, no entanto, o tribunal ainda não se manifestou efetivamente sobre a legalidade dos motivos que embasam o pedido de impeachment. “Seria prematuro qualquer manifestação neste momento”, disse Lewandowski, destacando que o mérito ainda não foi apreciado pelo Senado.

DCM

Ouça nossa Rádio enquanto você navega no Portal de Notícias


  Podcast Dez Minutos no Confessionário

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo