CORONAVÍRUS

Secretaria esclarece quem pode fazer o teste de Covid-19 e como ter acesso ao procedimento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem tirando dúvidas de como e aonde as pessoas podem fazer os testes para Covid-19 na cidade de João Pessoa. Outra dúvida que vem surgindo é sobre quem pode fazer o procedimento para saber se tem ou não a doença.

A SMS vem seguindo protocolos clínicos do Ministério da Saúde e realiza testes apenas em determinados casos. O gerente de Vigilância Epidemiológica do Município, Daniel Batista, esclarece que hoje são oferecidos dois tipos de testes gratuitos: PCR, que só pode ser feito até o 7º dia de sintomas da doença, e teste rápido, que deve ser feito a partir do 10º dia de sintomas.

Segundo ele, com relação ao teste rápido, apenas duas equipes, atualmente, da Vigilância Epidemiológica estão fazendo. “Há duas formas de ter acesso a esse teste: a primeira é quando o paciente procura algum serviço de Atenção Básica, como a Unidade de Saúde, por exemplo, e o próprio profissional da saúde encaminha para fazer o teste, orientando o dia e local. A segunda forma é através do banco de dados da própria Vigilância, alimentado pelo telemedicina e outros serviços de saúde, onde as equipes selecionam pacientes que se encaixam nas orientações dadas pelo Ministério da Saúde e entram em contato por telefone com paciente para fazer o teste em suas residências”, informa.

Daniel Batista disse que, ao contrário do teste rápido, o resultado do PCR, que usa material genético do paciente, demora alguns dias para ser entregue e é feito normalmente em pacientes internados em hospitais. “O exame funciona através da coleta de células, com uma espécie de cotonete, do nariz e da faringe do paciente que esteja apresentando sintomas agudos”, revela.

Ele comenta que a Secretaria não pode fazer o teste em todo mundo. “Infelizmente, não podemos realizar testes em todas as pessoas, por isso seguimos essas orientações como melhor forma de monitorar a doença e assegurar a saúde de todos”, explica Batista.

A SMS ainda esclarece que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são referência para atendimentos de urgência e emergência para Covid-19, mas não realiza testagens. Além disso, conforme a Secretaria, se o sintoma gripal for leve, mesmo que suspeito, a orientação é se isolar a pessoa em casa e se necessário, ligar para o telefone do telemedicina (Central de Orientação Coronavírus), pelo número (83) 3218-9214, para receber orientações iniciais dos médicos da Rede Municipal de Saúde.

Redação/com informações da SecomJP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo