GERAL

Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos

Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatosA Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa inicia nesta segunda-feira (9) a Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, que tem como objetivo imunizar cães e gatos contra a raiva animal. A ação segue até o dia 28 de novembro com o Dia D da campanha, quando estarão disponibilizados 200 postos de imunização espalhados pela cidade. Devem ser vacinados cães e gatos a partir dos três meses de vida.

Durante toda a campanha, a população poderá levar seus cães e gatos para serem vacinados no Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), mas também haverá três postos itinerantes circulando todos os dias por vários pontos da cidade. No primeiro dia da ação, os postos estarão nos bairros Jardim Veneza, Bairro das Indústrias e Cidade Verde.

O horário para vacinação tanto no Cvaz quanto nos postos itinerantes será das 9h às16h. O Cvaz fica localizado na Avenida Walfredo Macêdo Brandão, nº 100, Jardim Cidade Universitária.

De acordo com Nilton Guedes, gerente do Cvaz, os postos serão instalados em áreas mais afastadas do centro da cidade e que possuem maior concentração de animais. Ainda segundo ele, a meta da campanha é imunizar 80% da população de cães da Capital, estimada em 81 mil animais. Portanto, deverão ser vacinados aproximadamente 65 mil cães.

Nilton destaca que a pactuação com o Ministério da Saúde é de imunização apenas para cachorros, por isso não há uma meta para vacinar gatos. Porém esses animais também serão imunizados durante a campanha. “É de responsabilidade de todos os guardiões protegerem seus animais, e como consequência, as pessoas que convivem com eles, pois imunizando o animal, está protegendo sua família”, disse.

O gerente do Cvaz ressalta que o animal precisa ser vacinado anualmente. Porém aqueles que ainda receberão a primeira dose deverão tomar a segunda dose após 30 dias. Ele alerta também para a contraindicação. “Se o animal estiver debilitado não deverá receber a vacina, mas isso será avaliado pela equipe no momento da vacinação e, após o estabelecimento do animal, ele poderá ser vacinado”, explicou.

O proprietário deverá levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. “É fundamental lembrar que aqueles que forem imunizados durante a campanha não precisarão retornar no Dia D, mas também é importante aproveitar o período da campanha e não deixar para o último momento”, concluiu Nilton.

Raiva Animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagüi, é importante lavar bem a ferida, com bastante água e sabão amarelo e procurar imediatamente uma unidade de saúde. A recomendação é não matar o animal e pedir orientação ao Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) de João Pessoa, através dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459.

Calendário dos postos itinerantes:

Dia 09/11

USF Veneza V – Jardim Veneza

Igreja Assembleia de Deus – Bairro das Indústrias

Escola Municipal Professora Anayde Beiriz – Cidade Verde

Dia 10/11

Ponto final de ônibus da Ilha do Bispo

Ponto final de ônibus de Mandacaru

Ginásio do Guarani – Roger

Dia 11/11

USF Ipiranga – Valentina Figueiredo

USF Rosa de Fátima – Valentina Figueiredo

USF Paratibe – Paratibe

Com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo