GERAL

Secretaria de Saúde e Exército realizam dia de mobilização em combate ao Aedes aegypti

mobilização em combate ao Aedes aegyptiA Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) e o Exército Brasileiro realizarão neste sábado (13) uma mobilização conjunta em combate ao mosquito Aedes aegypti. Mais de 300 agentes de saúde ambiental estarão distribuídos em 15 pontos da cidade, a partir das 6h até o meio-dia, prestando orientações sobre como a população deve se prevenir e evitar focos do mosquito transmissor dos vírus da dengue, chikungunya e zika.

Para o secretário de saúde do município, Adalberto Fulgêncio, além de informada, é importante que a população esteja engajada no combate ao Aedes aegypti. “Levando em consideração que cerca de 80% dos focos do mosquito estão nos domicílios ou em seus arredores, as pessoas devem evitar esses criadouros que se estabelecem em seu perímetro residencial. Por isso, é fundamental averiguar as calhas, lajes planas e, principalmente, os descartáveis”, afirmou.

Os 15 pontos de referência da mobilização serão os seguintes: Praça da Independência, Praça do Coqueiral (Mangabeira), Praça da Paz (Bancários), Praça da Juventude (Bairro das Indústrias), Praça do Cajú (Bessa), Busto de Tamandaré (Tambaú) e Ponto Cem Réis (Centro), Mercado Central, Mercado da Torre, Mercado do Oitizeiro, Mercado de Mangabeira, Mercado do Bairro dos Estados, Mercado do Valentina Figueiredo, Mercado do Geisel e Mercado do Rangel.

Durante toda a manhã, qualquer cidadão poderá visitar qualquer um dos pontos de referência para tirar dúvidas e fazer denúncias dos focos do mosquito. Para isso, em cada um dos 15 pontos será instalada uma ouvidoria. Todos os pontos serão coordenados pelos cinco distritos sanitários da Capital, de acordo com sua área.

Parceria – Além dos agentes de saúde ambiental distribuídos pela cidade, 800 militares do Exército Brasileiro estarão envolvidos na mobilização também neste sábado. Os militares visitarão nove bairros distribuindo material informativo e orientando os moradores das residências e proprietários de estabelecimentos comerciais sobre como combater o Aedes aegypti.

Serão visitados os bairros do Centro, Torre, Alto do Mateus, Oitizeiro, Cruz das Armas, Funcionários, Grotão, Mangabeira e Valentina Figueiredo, tendo como pontos de referência a Praça do Coqueiral (Mangabeira) e Praça Tiradentes (Torre), onde também será oferecido atendimento em saúde e atividades infantis.

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo