‘São João Pra Valer’ valoriza tradições e cultura popular no polo Tambaú

fogueirinhaValorizar a cultura popular e resgatar as tradições nordestinas. Esses foram os ingredientes que marcaram a noite de abertura do ‘São João Pra Valer’ no polo Tambaú, neste sábado (21). Capoeira, repente e um trio do autêntico forró pé-de-serra animaram o público presente. Já neste domingo (22), vão se apresentar o grupo de capoeira Angola Mandinga do Mestre Lima, a Quadrilha Junina Flor de Lírio, Emboladores Lindalva e Lavandeira e um Trio de forró. A programação tem início às 17h30 e é uma realização da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Cultural (Funjope).

O Grupo de Capoeira Afro Nagô, do Valentina Figueiredo, abriu as atrações deste sábado (21), no polo junino do Largo da Gameleira. Depois dele, se apresentaram a quadrilha junina Fazenda Lampião, de Mangabeira, e os repentistas Antônio Costa e Daudeth Bandeira. Para fechar a noite, a animação de um trio de forró pé-de-serra.

Com uma ornamentação típica do período junino, com direito a bandeiras padronizadas e fogueira, o evento reuniu centenas de pessoenses e turistas. Foi o caso da técnica de enfermagem Telma Bezerra Martins, que mora do Ernani Sátiro e foi para Tambaú conferir a festa. “Estou achando tudo maravilhoso. Aqui é um ótimo local de se fazer festa. Trouxe meu filho de um ano e ele está se divertindo”, afirmou.

Opinião também compartilhada pelo comerciante Pedro Cavalcante e pela cabeleireira Socorro Alves. Eles moram no bairro do Altiplano, estavam passeando pela orla e aproveitaram para comemorar o São João antecipadamente.  “É uma novidade o São João aqui na praia. Estamos curtindo o autêntico forró nordestino, o que enaltece a cultura popular”, disse Pedro.

O empresário Lucas Ponce, que mora em Curitiba (PR) e está visitando familiares na Capital paraibana, elogiou a iniciativa da Prefeitura em realizar o evento. “Eu acho que a gente tem que preservar a cultura popular do nosso Estado, que esse forró é genuinamente nosso. Essa música me fez redescobrir que sou paraibano, que eu tinha até esquecido”, brincou.

Um misto de dança e arte marcial – A Capoeira Afro Nagô apresentou ao público uma sequência de danças guerreiras afros, como o maculelê, o samba de roda e o afoxé, além de jogos. Todas as manifestações reforçam o caráter interdisciplinar do esporte, que transita entre o universo da dança e o das artes marciais. Surgida há 34 anos em João Pessoa, a Afro Nagô hoje tem núcleos por boa parte da Paraíba (soma 600 alunos) e acumula apresentações na Suíça, Canadá e Estados Unidos, onde também fundou grupos.

Cantoria popular – O decano Daudeth Bandeira debuta em parceria com Antônio Costa ao som da viola. Natural de São José de Piranhas, Daudeth contabiliza quase 40 anos de carreira. “Esta é uma oportunidade da gente apresentar com liberdade o nosso trabalho. Aqui, as pessoas se sentem à vontade. É bom que a Prefeitura de João Pessoa mantenha este tipo de tradição viva na memória do povo”, ressaltou.

Programação dos polos:

Polo Tambaú (Largo da Gameleira):

22/06/14

Capoeira Angola Mandinga de Mestre Lima – 17h30

Quadrilha Junina Flor de Lírio – 18h

Emboladores Lindalva e Lavandeira – 18h30

Trio de forró – 19h30

27/06/14

Capoeira Angola Palmares do Mestre Dário – 19h

Quadrilha Junina Jovem Matuto – 20h

Repentistas Paulo Cruz e Milanez – 20h30

Trio de forró – 21h30

28/06/14

Capoeira Angola Palmares, do Mestre Adeilson – 19h

Quadrilha Junina Sanfona Branca – 20h

Repentistas Soledade e Minervina – 20h30

Jairo Madruga – 21h30

29/06/14

Capoeira Berimbau Dourado, do Mestre Colorado – 18h30

Quadrilha Junina Aconchego – 19h30

Selma do Coco e Quadrilha Junina dos Bonecos Gigantes – 20h30

Forró Encabulado – 22h

Polo Valentina (próx. ao Campo da Marquise):

27/06/14

Quadrilha Junina Nação Matuta – 19h

Forró Braza no Pé – 20h

Forró das Arábias – 22h

28/06/14

Quadrilha Junina Tiko Show – 19h

Trio de forró – 20h

Banda Bereguedê – 22h

Polo Cristo (Av. da Fraternidade, em frente à Escola Ubirajara):

27/06/14

Quadrilha Junina Butijinha – 19h

Trio de forró – 20h

Rayanne Stefanny – 22h

28/06/14

Quadrilha Junina Zé Monteiro – 19h

Trio de forró – 20h

Vinicius & Sobral – 22h

Polo Mandacaru (Cinco Bocas):

27/06/14

Quadrilha Junina Flor de Mandacaru – 19h

Forró Pesado– 20h

Forró Fiando – 22h

28/06/14

Quadrilha Junina Mangue Seco – 19h

Forró Primeira de Luxo – 20h

Renata Arruda – 22h

Secom/JP

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo