Sabadinho Bom: Gitana Pimentel investe em samba-raiz para saudar a chegada do verão

sabadinho_bom_gitana_-300x218Aposta da nova geração de cantores que estão abrindo caminho entre a bossa, MPB e samba, a cantora Gitana Pimentel brilha em mais uma edição do Sabadinho Bom deste dia 20. A versátil intérprete de Patos, indicada a prêmio nacional por um canal fechado de televisão no ano passado, vai dar a outra face investindo num repertório raiz “Para abrir o verão, já que a estação começa no dia seguinte”, prega.

O acordeonista Ivan Martins abre as apresentações com uma seleção de clássicos do choro às 11h30. O Sabadinho Bom é um projeto da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) com shows até às 16h na Praça Rio Branco no Centro Histórico.

Ivan Martins – Chorinhos que atravessaram gerações foram escolhidos para compor a apresentação de Ivan Martins. Com 47 anos de carreira, o sanfoneiro de Sapé vai apresentar releituras de Waldir Azevedo, Cartola, Clementino Moura, Severino Araújo, Chico Buarque, Dominguinhos e Gonzagão.

Autodidata, Martins começou a tocar aos 12 anos. Ele passou pela era de ouro dos shows de auditório da Rádio Tabajara e dividiu palco com Antônio Barros e Cecéu, Benito di Paula, Anjos e Demônios e o cantor Duquinha. Hoje exercita o talento regional ao lado do rabequeiro Beto Brito e a veia clássica em belas parcerias com o violinista Paulo Barreto.

Gitana – Nesta segunda passagem pelo Sabadinho, a cantora Gitana Pimentel vai deixar de lado a MPB e puxar uma roda de samba no meio da praça. “Vou explorar o meu outro lado e cantar sucessos de Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho e Fundo de Quintal”, diz. “O amor não mete medo”, faixa presente em “Enfim só”, CD gravado em 2011, também está na programação, assim como “Se alguém souber de mim”, misto de samba-jazz com bossa, e “Festa no morro”, ambas inéditas que vão compor o próximo EP da cantora.

Natural de Patos e radicada em Campina Grande, Gitana Pimentel procurou valorizar em seu trabalho inaugural obras de compositores paraibanos (como Alquimides Daera, Ajalmar Maia, Robson Bass e Andrey Hluchan) e potiguares (a exemplo de André da Mata e André Victor Leite) num trabalho que transita entre o jazz e o samba-raiz.

Desde 2011, Gitana excursiona por diversos festivais na promoção do álbum. Ela foi indicada em 2013 ao Prêmio Multishow na categoria Nova Canção com a sua música “Pra cima de mim”, participou de um especial de fim de ano e gravou um LP com as músicas finalistas.

Atualmente, ela trabalha na produção do seu novo disco com faixas inéditas de grandes compositores da música brasileira, como Almir Guineto, Adalto Magalha, Adilson Gavião e Mário Sérgio. Está prestes a lançar o terceiro single, “Se alguém souber de mim”.

Assessoria

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo