INTERNACIONAL

Rússia teria vazado documentos militares dos EUA, dizem autoridades

Fontes ligadas ao governo norte-americano afirmam que alguns dados “parecem ter sido alterados”, mas não negaram autenticidade da origem 

Prédio do Pentágono

Rússia ou elementos pró-Rússia provavelmente estão por trás do vazamento de vários documentos militares secretos dos Estados Unidos publicados nas redes sociais que oferecem uma visão parcial da guerra na Ucrânia, disseram três autoridades norte-americanas nesta sexta-feira (7).

Os documentos parecem ter sido alterados para baixar o número de mortes sofridas pelas forças russas, disseram autoridades dos EUA, acrescentando que suas avaliações eram informais e separadas de uma investigação sobre o vazamento.

As autoridades dos EUA falaram sob condição de anonimato por causa da sensibilidade do assunto e se recusaram a discutir os documentos em detalhes.

O Kremlin e a embaixada da Rússia em Washington não responderam aos pedidos de comentários em um primeiro momento.

O Pentágono se recusou a comentar sobre a autenticidade dos documentos circulando em serviços como Twitter e Telegram, que são datados de 1º de março e trazem marcas mostrando que foram classificados como “Secretos” e “Ultrassecretos”.

“Estamos cientes dos relatos de publicações nas redes sociais, e o Departamento (da Defesa) está revisando o assunto”, disse a porta-voz do Pentágono, Sabrina Singh.

BBC BRASIL 

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo