Roda de leitura da Estação Cabo Branco discute temática africana

Histórias de lá e de cáA cultura africana será discutida com os estudantes do Instituto Santa Luzia do município de Itambé (PE) na Roda de Leitura da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, nesta sexta-feira (20), 14h, na sala de práticas educacionais. A entrada é aberta ao público de todas as idades.

A Roda de Leitura tem como tema “Africanos: Histórias de lá e de cá” e se baseia na exposição “Africa” de autoria do fotografo italiano, radicado em João Pessoa, Alberto Banal, que se encontra em cartaz no primeiro pavimento da Torre Mirante da casa.

A Roda desta sexta-feira será conduzida pelos arte-educadores Wellandro Duarte e José Carlos. Para quem não conhece José Carlos de Souza é ator e contador de Histórias, além de fomentador cultural no Cristo Redentor, bairro onde reside em João Pessoa (PB). Ator desde 1985, participou de mais de 10 espetáculos: “Meninos” (direção de Leonardo Nóbrega), “Tico-Tico Cantador” (direção de Angélica Maria) e “O cérebro do Peixe” (direção de Tarcísio Pereira).

Enquanto diretor de teatro montou e dirigiu peças comunitárias no bairro onde reside, um deles foi “A volta do filho pródigo”. Em 2007, ministrou oficinas de Contação de Histórias junto ao Programa Ciranda Curricular da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PB). Desde 2008, atua como Contador de Histórias na Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, em que vem utilizando sua experiência a favor da Literatura e do resgate do lúdico, junto ao público que visita esta a casa.africa1

Wellandro Duarte também é arte educador de teatro, estudante de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atuou nas peças teatrais “Filho Prodigo” de Carlos de Sousa e da adaptação do quadro de Flávio Tavares “Fragmento de um Sol Quente” dirigida por Flavio Melo. O mesmo produz oficinas de teatro em comunidades católicas de João Pessoa. Já José Carlos é ator, arte educador e contador de história. É integrante do Grupo Kaíros e ministra oficinas de teatro e contação de histórias desde 2007 pelo programa Ciranda da Prefeitura de João Pessoa e na Estação Cabo Branco.

Projeto Roda de Leitura – O projeto tem o objetivo de orientar a prática da leitura, servindo como aporte a comunidade na construção do conhecimento, proporcionando a convivência com várias linguagens artísticas e científicas, ampliando o leque de possibilidade educacional.

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo