GERAL

Reurbanização do Parque Solon de Lucena ocorre em junho de 2016

Reurbanização do Parque Solon de LucenaA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) avança na conclusão da segunda etapa da obra de reurbanização do Parque Solon de Lucena, um dos principais pontos turísticos da Capital. O projeto, que teve início em abril do ano passado, está previsto para ser concluído em junho de 2016. No próximo mês, será iniciada a fase de paisagismo e revitalização do espaço de contemplação e lazer.

Dentre as ações previstas no projeto está o alargamento do anel externo e a construção de um muro interno que impedirá o despejo de esgotos na Lagoa. Para isso, foi necessária a retirada dos comerciantes que trabalhavam em quiosques no local, sendo estes realocados para outros espaços em praças, mercados públicos e shoppings populares.

Para continuidade da obra, será necessária a retirada de 14 árvores que estão dentro da área de ampliação do parque. Essas serão substituídas por pelo menos 250 árvores, que irão ser plantadas na área do parque até a conclusão do projeto.

“A prefeitura fez diversos estudos antes de elaborar o projeto que, inclusive, foi aprovado por unanimidade pelo Iphaep. Estamos sendo muito criteriosos nas ações de intervenção, tudo isso para devolver a característica de parque ao espaço”, afirmou a secretária de Meio Ambiente (Semam), Daniella Bandeira.

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Hildevânio Macedo, também ressaltou o compromisso que toda a equipe está desempenhando para realizar o trabalho. “Estamos fazendo nosso trabalho pensando no avanço da obra e em causar o menor transtorno possível para a população. O objetivo é transformar o espaço em uma opção de entretenimento para melhorar a qualidade de vida de todos”, destacou.

Projeto – Para que o espaço seja desfrutado pelas famílias, a Prefeitura irá construir um píer às margens da lagoa, um mirante para exercício e contemplação da natureza, área para apresentações artísticas, teatro de arena e área infantil. O projeto terá ainda uma área com quadra poliesportiva, vôlei de praia, pista de cooper, pista de skate, ciclovia, bicicletário, aparelhos de ginástica, bancos para jogos, playground, esporte náuticos – como pedalinho, caiaques e canoagem.

Tudo projeto inclui iluminação e segurança de alto padrão, e o reflorestamento do Parque, além de uma área para o comércio de artesanato, quiosques de alimentação e banheiros.

Obra – A intervenção é baseada na Lei Complementar nº 029/2002 do Código Municipal do Meio Ambiente de João Pessoa e de acordo com a Lei n° 11.428/2006. Todo o projeto passou pela análise dos órgãos competentes e foi aprovado por unanimidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep).

A ação conta com a participação das secretarias municipais de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

DiárioPB com Assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo