DESTAQUES

Religião divide preferência política: evangélicos apoiam Flávio Bolsonaro, enquanto católicos preferem Lula, aponta Datafolha

Pesquisa revela divisão religiosa no eleitorado

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (11) evidencia uma forte divisão religiosa no eleitorado brasileiro, com impactos diretos nas intenções de voto para a eleição presidencial. O levantamento mostra que evangélicos tendem a apoiar majoritariamente o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), enquanto católicos demonstram maior preferência pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), reforçando o peso da religião no cenário político, segundo dados divulgados pela Folha de São Paulo.De acordo com o instituto, entre os eleitores evangélicos — que representam 29% da amostra — Flávio Bolsonaro lidera com 49% das intenções de voto, contra 25% de Lula. Já entre os católicos, que somam 49% dos entrevistados, o cenário se inverte: o presidente aparece com 43%, enquanto o senador registra 30%.

A pesquisa ouviu 2.004 eleitores em 137 cidades entre os dias 7 e 9 de abril e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03770/2026. Os dados reforçam a consolidação de uma polarização não apenas política, mas também sociocultural, com recortes claros por identidade religiosa.

Além da divisão por religião, o levantamento aponta diferenças relevantes no perfil socioeconômico dos eleitores. Lula mantém maior apoio entre os segmentos de menor renda e escolaridade, além de forte presença no Nordeste, onde alcança 55% das intenções de voto. Entre os menos instruídos, ele chega a 50%, e entre os mais pobres, 44%.

Flávio Bolsonaro, por sua vez, apresenta melhor desempenho entre os eleitores de maior renda e na classe média mais alta. Entre os mais ricos, ele atinge 49% das intenções, embora com margem de erro mais elevada. No grupo com renda entre cinco e dez salários mínimos, registra 41%.

O levantamento também mostra que o cenário eleitoral segue competitivo. Em simulações de segundo turno, Lula aparece em empate técnico com Flávio Bolsonaro, além de registrar disputas equilibradas com outros nomes como Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo).

Com Brasil 247

Curta e inscreva-se no canal do DiárioPB no YouTube. Seu apoio fortalece o jornalismo independente! Clique aqui para acessar o canal

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo