Rede de hospedagens cresce 15% em 5 anos no Brasil

hotéisO número de estabelecimentos de hospedagem – como hotéis e pousadas – nas capitais e regiões metropolitanas aumentou no Brasil, mostram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (19). Em 2016, chegaram a 31,3 mil – o que representa um aumento de 15% em relação a 2011. Os leitos chegam a 2,4 milhões.

Luís Andrés Paixão, um dos especialistas envolvidos na Pesquisa de Serviços de Hospedagem do IBGE, diz que os grandes eventos como Copa e Olimpiada impulsionaram o aumento da rede principalmente no Rio. O Estado teve um aumento de 27,3%, chegando a 2,6 mil.

A quantidade de estabelecimentos de hospedagem no Estado fluminense representa 8,6% da participação de todo o país.

Somente a região Sudeste concentra 41,8% dos estabelecimentos e 43% dos leitos – ou seja, quase a metade de toda rede do país. Segundo o pesquisador, o número era esperado. “Esses estados concentram também maior parte da população e da economia”, explica.

Aumento em Palmas, Belém e Brasília

Outras cidades, como Palmas (58,9%), Belém (58,8%) e Brasília (50,2%) alavancaram ainda mais o crescimento do número de estabelecimentos de hospedagem.

Segundo o especialista, porque nos locais havia carência do serviço e já era previsto aumento da infraestrutura de hospedagem.

“A pesquisa serve para subsídio de políticas do setor, como para o empresário que deseja ampliar o serviço. Ele vai saber o número exato para saber onde a demanda aumenta e incrementar também a oferta”, diz Paixão.

G1

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo