MÍDIA E SOCIEDADE
Rádio Zumbi busca parceria com o Coletivo Anumará

Ao contrário do que se pensa, as pessoas escutam rádio. O estudo Inside Radio 2021, da Kantar IBOPE Media, mostra que mais de 80% da população de 13 regiões metropolitanas brasileiras consomem rádio, sendo a maior Belo Horizonte, com 92%. O estudo também revela que um terço dos ouvintes de rádio tem menos de 30 anos de idade, com preferência pela transmissão on-line.
O grupo de comunicadores populares já pensa em uma grade de programação renovada para a Rádio Zumbi em sua nova fase, com apoio dos artistas e ativistas culturais do Coletivo Anumará. O casal de poetas Raniery Abrantes e Annecy Venâncio representou os trovadores populares que terão um programa dedicado ao cordel brasileiro. Para Fábio Mozart, da Rádio Zumbi, uma emissora comunitária não necessita se adaptar à linguagem do rádio comercial para competir no mercado, “porque nosso objetivo não é ganhar dinheiro, e sim alcançar o público justamente com uma linguagem e formato diferente, com enfoque na cultura e no jornalismo comunitário”.
A reformulação contempla programas com considerável carreira na emissora, a exemplo do Alô Comunidade, produzido há mais de dez anos em parceria com a Rádio Tabajara da Paraíba AM, com roteiro de Fábio Mozart e Dalmo Oliveira, apresentação de Bento Júnior e Marcos Veloso e técnica de som de Maurício Mesquita. A Zumbi tem ainda parceria com diversas rádios comunitárias e online, a exemplo da Rádio DiarioPB que produz o único programa de humor do rádio paraibano, Rádio Barata no Ar, com Fábio Mozart, Bento Júnior, Stela Maris Mariano, Sérgio Ricardo Santos, Claudete Gomes, Das Dores Neta, Benedita Araújo, Goreth Ferraz, Edson Barlavento e Robson Jampa. Entre as rádios parceiras, incluiu-se recentemente a Rádio Mutante, “todas elas contribuindo com suas melhores produções para um formato mais leve e dinâmico”, adiantou Dalmo Oliveira.