Quinteto da Paraíba fará concerto para celebrar 25 anos de carreira

QuintetoFormado em 1989 por renomados instrumentistas paraibanos e considerado um dos melhores em atuação no país, o Quinteto da Paraíba vai celebrar seus 25 anos de carreira com um concerto especial. A apresentação gratuita será no dia 10 de outubro, às 20h, na sala de concertos Maestro José Siqueira (antigo cine-teatro Banguê, no Espaço Cultural José Lins do Rego), em João Pessoa.

A apresentação vai reunir Xisto Medeiros (contrabaixo), Yerko Tabilo (violino, único remanescente da formação original), Ronedilk Dantas (viola), Caio Freire (violino) e Nilson Galvão Jr. (violoncelo). Haverá, ainda, participação especial de Helinho Medeiros tocando obras de Astor Piazzolla na sanfona, como “Melancólico Buenos Ayres”, “Oblivion” e “Adios Nonino”. Ao preparar o repertório, o grupo procurou sintetizar o conteúdo de seus cinco álbuns de carreira lançados no Brasil.

Em 25 anos, o Quinteto da Paraíba gravou quatro discos pelo selo carioca Kuarup, um pela Numbus Records (Londres), e o álbum “De uns Tempos pra Cá” (2006), parceria com o compositor e cantor Chico César que rendeu um CD e um DVD pela Chita Discos, com distribuição da gravadora Biscoito Fino.
O repertório inclui músicas dos pernambucanos Lenine (‘Leão do Norte’, ‘Candeeiro Encantado’) e Capiba (‘Minha ciranda’, ‘Toada e desafio’), além de Luiz Gonzaga (‘Algodão’). Haverá, ainda, um medley de composições de Jackson do Pandeiro com arranjos de Marcelo Vilôr.

Criação  – O Quinteto da Paraíba surgiu com a proposta de divulgar a obra de compositores de todo o Brasil, mas é no Nordeste brasileiro que encontra sua mais pura inspiração. Embaixador desta rica vertente musical, o grupo que é considerado o responsável pelo resgate do Movimento Armorial conquistou méritos da crítica especializada nacional e internacional.

A conceituada revista “The Strad”, de Londres, enalteceu os valores do Quinteto da Paraíba em matéria especial, assim como as revistas “Gramophone”, “Classic FM Magazine”, “Repertoire” e “Diápason”. No Brasil, o Quinteto se tornou conhecido do grande público pela sua participação na trilha sonora do filme “Central do Brasil” e constantes aparições nas TVs Cultura, Educativa, Senac, Senado e Globo, assim como pela sua participação nos mais importantes festivais de música do país.

Em 2007, o Quinteto se apresentou junto com o cantor e compositor Chico César na abertura dos Jogos Panamericanos, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Quinteto da Paraíba já se apresentou no Chile e na Argentina, e países europeus (Áustria, Bélgica, França, Espanha, Itália, Holanda e Portugal).

O,Quinteto participou em 2008 da gravação do CD “Labiata”, do cantor e compositor Lenine, que teve a faixa “Martelo Bigorna” na trilha da novela “O Caminho das Índias”. A música “Martelo Bigorna”, de Lenine com arranjo de Xisto Medeiros, e interpretada pelo Quinteto, ganhou o Grammy Latino de 2009. Em 2013 o Quinteto gravou a trilha do espetáculo “Triz”, do Grupo Corpo, música de Lenine. Em setembro de 2014 gravou duas músicas no novo disco da banda Nenhum de Nós.


Serviço:

25 anos do Quinteto da Paraíba
Data: 10 de outubro
Hora: 20h
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira
Entrada: gratuita

Repertório
Desejo e Necessidade (Chico César) / arranjos de Adail Fernandes
Mulher Rendeira (Tradicional) / arranjos de Adail Fernandes
Melancólico Buenos Ayres (A. Piazzolla) / arranjos de Arthur Barbosa
Minha Ciranda (Capiba) / arranjos de Marcos Cézar
Oblivion (A. Piazzolla) / arranjos de Richard Galliano
Adios Nonino (A. Piazzolla) / arranjos de Adail Fernandes
Leão do Norte (Lenine/Paulo César Pinheiro) / arranjos de Xisto Medeiros
Medley de Jackson do Pandeiro (Jackson do Pandeiro) / arranjos de Marcelo Vilôr
Toada e Desafio (Capiba) / arranjos de Adail Fernandes
Toré (Antônio José Madureira) / arranjos de Adail Fernandes
Candeeiro Encantado (Lenine/Paulo César Pinheiro) / arranjos de Xisto Medeiros
Algodão (Luiz Gonzaga/Zé Dantas) / arranjos de Adail Fernandes

Redação com assessoria

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo