Quatro exposições estão em cartaz no mês de março na Estação das Artes

exposiçãoA galeria da Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano, está com quatro exposições abertas para visitação pública. A entrada é aberta ao público de todas as idades e o horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados das 10h até 21h. As exposições permanecem em cartaz até o final do mês de março.

A primeira delas é a exposição ‘Em Quadrinhos’ do desenhista, arte-educador e quadrinista Hausman Santos. O trabalho informa ao público sobre a situação do cenário dos quadrinhos no mundo, no período de 2014 para 2015. Além dos desenhos, a exposição exibe filmes sobre o Dia Nacional do Quadrinho.

Hausman Santos explicou que o seguimento dos quadrinhos tem se estabelecido cada vez mais no Brasil e formado sua identidade como expressão cultural e artística. “Desde os tempos da quadroteca e da antiga Ebal, vários artistas nacionais têm produzido seus trabalhos mesmo ante um mercado de consumo restrito e modesto como o nacional”, comentou.

Outra exposição em cartaz são duas mostras receptivas: ‘Nordeste de Artes Visuais’ e ‘La Gran Serpiente’. A primeira é uma contribuição para a circulação da produção em arte visual no Nordeste e a busca pelo caráter questionador das expressões artísticas. A exposição tem a curadoria do mestre em Artes Visuais das Universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e da Paraíba (UFPB), José Rufino.

“O elo entre os nomes selecionados é um paradoxo artístico: eles possuem em comum o fato de serem nordestinos, ao mesmo tempo em que suas produções não se limitam às questões regionais”, disse José Rufino, que explicou ainda que a mostra possui um direcionamento semelhante ao ambiente globalizado em que vivemos. “Comparando com as décadas anteriores, possuímos um cenário mais prolífico graças à tecnologia atual, que permitiu uma maior interação entre artistas, público e pesquisadores”, comentou o artista.

A segunda mostra ‘La Gran Serpiente’ é de autoria da artista plástica pernambucana Beta Ferralc, que reside no Uruguai e está sendo apresentada pela segunda vez no Brasil.

Ferralc captura, por meio do seu olhar interior, uma serpente que apenas se pode ver através de um véu. A serpente, representada em movimento cíclico e contínuo, circula entre horizontes e desenha marcas que, ao estarem superpostas, ocultam e ao mesmo tempo aumentam as possibilidades de leitura da obra.

A curadora geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França, comentou que a exposição é uma representação pictórica que questiona a vida mesmo. “Beta Ferralc passeia pelo milagre da criação do homem e faz sua obra baseada nas mutações da humanidade, com seus descobrimentos científicos, horizontes e longevidade”, disse.

Outra exposição aberta é ‘África’, do fotógrafo Cássio Nogueira. No espaço, o visitante vai encontrar 70 imagens que faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra. As fotos revelam o cotidiano dos moradores da Libéria e Guiné, um local difícil, onde começa a tríplice fronteira de ambos os países com a Serra Leoa e termina com a Costa do Marfim (monte Richard-Molard).

“A exposição África nos leva a refletir sobre a história de resistência do povo negro no Brasil, que desde 1549, quando aconteceu o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, luta por liberdade e pela integração da cultura negra a sociedade. A data celebrada desde os anos sessenta, hoje exalta nossas origens e referenda as conquistas e o contínuo esforço em busca da liberdade e do respeito aos direitos e às manifestações religiosas e culturais”, afirmou Lúcia França.

Sobre fotógrafo – Pernambucano, Cássio Nogueira se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2008, foi morar na Libéria, na África, quando começou a registrar a ausência de civilização ocidental, a cultura e as particularidades do país pós-guerra. Residiu cinco anos lá. Foi neste período em que aprimorou suas técnicas de fotografia e amadureceu sua sensibilidade artística.

 

SERVIÇO:

Exposições em cartaz na Estação das Artes

Em Quadrinhos

Mostra Nordeste de Artes Visuais

La Grand Serpiente

África

Local: Estação das Artes Luciano Agra

Entrada Gratuita

Informações: 3214. 8303 – 3214.8270

Secom/JP

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo