Quatro exposições estão em cartaz no mês de março na Estação das Artes
A galeria da Estação das Artes Luciano Agra, no Altiplano, está com quatro exposições abertas para visitação pública. A entrada é aberta ao público de todas as idades e o horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, das 9h às 21h, e sábados, domingos e feriados das 10h até 21h. As exposições permanecem em cartaz até o final do mês de março.
A primeira delas é a exposição ‘Em Quadrinhos’ do desenhista, arte-educador e quadrinista Hausman Santos. O trabalho informa ao público sobre a situação do cenário dos quadrinhos no mundo, no período de 2014 para 2015. Além dos desenhos, a exposição exibe filmes sobre o Dia Nacional do Quadrinho.
Hausman Santos explicou que o seguimento dos quadrinhos tem se estabelecido cada vez mais no Brasil e formado sua identidade como expressão cultural e artística. “Desde os tempos da quadroteca e da antiga Ebal, vários artistas nacionais têm produzido seus trabalhos mesmo ante um mercado de consumo restrito e modesto como o nacional”, comentou.
Outra exposição em cartaz são duas mostras receptivas: ‘Nordeste de Artes Visuais’ e ‘La Gran Serpiente’. A primeira é uma contribuição para a circulação da produção em arte visual no Nordeste e a busca pelo caráter questionador das expressões artísticas. A exposição tem a curadoria do mestre em Artes Visuais das Universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e da Paraíba (UFPB), José Rufino.
“O elo entre os nomes selecionados é um paradoxo artístico: eles possuem em comum o fato de serem nordestinos, ao mesmo tempo em que suas produções não se limitam às questões regionais”, disse José Rufino, que explicou ainda que a mostra possui um direcionamento semelhante ao ambiente globalizado em que vivemos. “Comparando com as décadas anteriores, possuímos um cenário mais prolífico graças à tecnologia atual, que permitiu uma maior interação entre artistas, público e pesquisadores”, comentou o artista.
A segunda mostra ‘La Gran Serpiente’ é de autoria da artista plástica pernambucana Beta Ferralc, que reside no Uruguai e está sendo apresentada pela segunda vez no Brasil.
Ferralc captura, por meio do seu olhar interior, uma serpente que apenas se pode ver através de um véu. A serpente, representada em movimento cíclico e contínuo, circula entre horizontes e desenha marcas que, ao estarem superpostas, ocultam e ao mesmo tempo aumentam as possibilidades de leitura da obra.
A curadora geral da Estação Cabo Branco, Lúcia França, comentou que a exposição é uma representação pictórica que questiona a vida mesmo. “Beta Ferralc passeia pelo milagre da criação do homem e faz sua obra baseada nas mutações da humanidade, com seus descobrimentos científicos, horizontes e longevidade”, disse.
Outra exposição aberta é ‘África’, do fotógrafo Cássio Nogueira. No espaço, o visitante vai encontrar 70 imagens que faz parte das comemorações pelo Dia Nacional da Consciência Negra. As fotos revelam o cotidiano dos moradores da Libéria e Guiné, um local difícil, onde começa a tríplice fronteira de ambos os países com a Serra Leoa e termina com a Costa do Marfim (monte Richard-Molard).
“A exposição África nos leva a refletir sobre a história de resistência do povo negro no Brasil, que desde 1549, quando aconteceu o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, luta por liberdade e pela integração da cultura negra a sociedade. A data celebrada desde os anos sessenta, hoje exalta nossas origens e referenda as conquistas e o contínuo esforço em busca da liberdade e do respeito aos direitos e às manifestações religiosas e culturais”, afirmou Lúcia França.
Sobre fotógrafo – Pernambucano, Cássio Nogueira se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em 2008, foi morar na Libéria, na África, quando começou a registrar a ausência de civilização ocidental, a cultura e as particularidades do país pós-guerra. Residiu cinco anos lá. Foi neste período em que aprimorou suas técnicas de fotografia e amadureceu sua sensibilidade artística.
SERVIÇO:
Exposições em cartaz na Estação das Artes
Em Quadrinhos
Mostra Nordeste de Artes Visuais
La Grand Serpiente
África
Local: Estação das Artes Luciano Agra
Entrada Gratuita
Informações: 3214. 8303 – 3214.8270
Secom/JP