GERAL

Putin avalia como genocídio proibir fornecimento de gás a rebeldes ucranianos

APEC-SUMMITO presidente da Rússia, Vladimir Putin, avaliou hoje (25) como “genocídio” o fato de as autoridades ucranianas proibirem o fornecimento de gás às regiões rebeldes do Leste da Ucrânia.mo “um genocídio”.

“Não basta a fome e a OSCE [Organização para a Segurança e Cooperação na Europa] ter constatado uma catástrofe humanitária na zona, ainda cortam o gás (…) isso já parece um genocídio”, afirmou Putin, durante entrevista de imprensa com o presidente do Chipre, Nicos Anastasiades.

“Aparentemente, alguns responsáveis da atual Ucrânia ignoram o que são questões humanitárias e o humanismo”, acrescentou Putin. Acrescentou que aproximadamente quatro 4 milhões de pessoas vivem nas regiões rebeldes de Donetsk e Lugansk, no Leste ucraniano.

Semana passada, a companhia produtora de gás russa Gazprom começou a fornecer diretamente às zonas sob controle dos rebeldes, alegando que o governo ucraniano tinha suspendido o fornecimento.

Para a Rússia, as entregas de gás fazem parte do contrato concluído em outubro entre a Gazprom e o grupo ucraniano Naftogaz e devem ser pagas pela Ucrânia. A companhia ucraniana não aceita esta posição, explicando não ter qualquer meio de controle ou utilização sobre o volume do gás fornecido.

A Ucrânia também recusa qualquer nova aquisição de gás, além das que já foram feitas. Conforme Putin, o volume adquirido será suficiente apenas para os próximos “três ou quatro” dias.

O acordo provisório, assinado em outubro para resolver o conflito do gás entre os governos russo e ucraniano, prevê que a Ucrânia pague antecipadamente qualquer volume consumido. Uma vez que a última compra esteja esgotada, as entregas russas de gás serão suspensas. Putin disse esperar que “tais medidas extremas não sejam aplicadas e que o fornecimento de gás não seja interrompido”.

Os acordos de Minsk, de 12 de fevereiro, determinam que as autoridades ucranianas devem restabelecer a economia das regiões rebeldes do Leste do país. “Elas devem garantir o aprovisionamento em recursos energéticos das regiões”, concluiu o presidente russo.

Da Agência Lusa

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo