PT solta nota contra a nomeação de Lucélio Cartaxo na Chefia de Gabinete da PMJP

pt notaO Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) na cidade de João Pessoa (PB) vem de público manifestar seu sentimento de estranheza e desacordo em relação à nomeação do Sr. Lucélio Cartaxo Pires de Sá para a Chefia de Gabinete do prefeito da capital paraibana, sendo este seu próprio irmão.

A medida, mesmo que, teoricamente, permitida na legislação nacional vigente, notadamente ao objeto da Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), coloca o prefeito Luciano Cartaxo (PV) num patamar ético questionável e vai de encontro, sobremaneira, às exigências de impessoalidade que devem reger todo o Serviço Público brasileiro.

A nomeação do novo Chefe de Gabinete da PMJP revela resquícios inequívocos de velhas práticas políticas fisiologistas e patrimonialistas, práticas essas que o cidadão e a cidadã do Brasil e da Paraíba gostariam de não ver mais adotadas pelos atores políticos contemporâneos.

A referida nomeação fere, violentamente, a Lei Nº 13.332, de 29 de dezembro de 2016, de iniciativa do próprio prefeito Cartaxo, que proíbe a contratação e o exercício de cargo em comissão ou de função gratificada por cônjuge, companheiro ou parente, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, do Prefeito, Vice-Prefeito, dos Secretários Municipais e dirigentes das autarquias municipais.

Independentemente de se tratar de uma “função política” (que efetivamente não é), a nomeação de Lucélio Cartaxo, mesmo sob a justificação de legalidade, refuta todas as exigências de moralidade na governança da Máquina Pública Municipal na cidade de João Pessoa.

A nomeação, portanto, a nosso ver, é totalmente antirrepublicana, fomenta o retorno ao nepotismo institucional e atenta contra os anseios da população pessoense pagadora de impostos.

JOÃO PESSOA, em 09 de janeiro de 2019

Luzenira Linhares

Presidenta do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo