SAÚDE

PSF de Cruz das Armas segue com interdição após 40 dias

Durante a vistoria, há 40 dias, a equipe de fiscalização do conselho e do Ministério Público da Paraíba verificou que a unidade de saúde apresentava precárias condições de atendimento à população, com sala de vacinação imprópria (sem ar-condicionado), paredes com mofo, falta de material, com alguns médicos tendo que levar equipamentos para realizar os atendimentos. Além disso, os consultórios médicos ficavam expostos, com a porta aberta, já que não há ventilação, desrespeitando o sigilo profissional durante a consulta.

De acordo com o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa, o conselho está aguardando a resolução das inconformidades identificadas durante a vistoria para desinterditar os médicos da unidade. “A população e os profissionais de saúde do PSF precisam de um local adequado para a realização de consultas e atendimento médico. Esperamos que esses problemas sejam resolvidos o mais rápido possível”, destacou João Alberto.

A interdição ética do CRM-PB proíbe os médicos de atuarem na unidade de saúde até que as inconformidades apontadas pelo Conselho sejam sanadas. Entre as 18 unidades de saúde que tiveram os médicos interditados eticamente em 2019 pelo CRM-PB, apenas no Posto de Saúde da Família Cruz das Armas V o atendimento médico continua suspenso.  Na época da interdição, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa informou que a unidade de saúde seria transferida para outro local, o que ainda não ocorreu.

PSF está em reformas

Ao Portal Correio, a Secretaria de Saúde da Capital se posicionou e esclareceu que o local “está em reforma para otimizar os atendimentos à população e oferecer uma melhor estrutura para os profissionais”.

A nota ainda diz que até a conclusão da reforma do novo local, os usuários continuam recebendo os atendimentos odontológicos e de enfermagem na unidade. Já os atendimentos médicos são encaminhados para outras unidades localizadas no mesmo bairro.

“Por fim, a SMS reafirma o compromisso com a população, garantindo a assistência aos usuários da rede municipal de saúde”, finalizou.

DPB com informações do Portal Correio

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo