INTERNACIONAL

promotor dos julgamentos de nazistas em Nuremberg, morre aos 103 anos

Ferencz foi o primeiro promotor a usar o termo “genocídio” em um tribunal e atuou no que é considerado por muitos o maior julgamento de assassinato da história

À esquerda, os réus nazistas dos julgamentos de Nuremberg. À direita, Ben Ferencz, promotor dos julgamentos, morto nesta sexta (7).

Morreu aos 103 anos, nesta sexta-feira (7), Benjamin Ferencz, ou Ben Ferencz, o último promotor sobrevivente dos julgamentos de nazistas por crimes de guerra em Nuremberg, na Alemanha.

Ferencz lutou na Europa durante a Segunda Guerra Mundial e ajudou a libertar vários campos de concentração antes de atuar em tribunal.

Aos 27 anos, foi nomeado promotor-chefe do julgamento dos Einsatzgruppen em Nuremberg – no qual 22 nazistas foram julgados por crimes contra a humanidade.

Os julgamentos de Nuremberg foram realizados pelos Aliados depois que a Alemanha foi derrotada em 1945, com o objetivo de levar os nazistas à justiça por crimes cometidos durante a Segunda Guerra.

O julgamento de Einsatzgruppen foi seu primeiro processo judicial, mas as evidências que Ferencz descobriu perfeitamente registradas e documentadas no quartel-general nazista permitiram que ele encerrasse o caso com sucesso em apenas dois dias.

Os homens em julgamento comandavam os esquadrões de extermínio itinerantes da SS, matando entre eles cerca de um milhão de vítimas.

Os réus dos Julgamentos de Nuremberg, no qual 22 ex-membros da SS nazista foram condenados por crimes de guerra. / Roger Viollet via Getty Images

Em sua declaração de abertura, ele disse: “A vingança não é nosso objetivo. Tampouco buscamos apenas uma retribuição justa. Pedimos a este tribunal que afirme por meio de ação penal internacional o direito do homem de viver em paz e com dignidade, independentemente de sua raça ou credo. O caso que apresentamos é um apelo à humanidade.”

Todos os arguidos foram condenados por crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Muitas vezes é considerado o maior julgamento de assassinato da história.

Ferencz foi o primeiro promotor a usar o termo “genocídio” em um tribunal, introduzindo o termo em sua declaração inicial: “Então, aqui, o assassinato de civis indefesos durante uma guerra pode ser um crime de guerra, mas os mesmos assassinatos são parte de outro crime, mais grave, digamos assim, genocídio ou crime contra a humanidade. Esta é a distinção que fazemos em nossa defesa. É real e muito significativo.”

Para Ferencz “lei, não guerra” era mais que um lema, era a missão de sua vida.

Durante décadas ele defendeu o estabelecimento de um Tribunal Penal Internacional e é considerado um dos pais fundadores do TPI.

Ben Ferencz falando com Christiane Amanpour da CNN. / CNN

Em 2011, ele fez a declaração final para a acusação no primeiro julgamento do TPI, dizendo: “O que torna este Tribunal tão distinto é seu objetivo principal de dissuadir os crimes antes que eles ocorram, informando antecipadamente aos infratores que eles serão chamados a prestar contas por um Tribunal Penal Internacional imparcial”.

Em janeiro, Ferencz recebeu a Medalha de Ouro do Congresso dos Estados Unidos, mas não pôde comparecer à cerimônia devido ao declínio de sua saúde.

Em uma entrevista com Christiane Amanpour, da CNN, no ano passado, Ferencz disse que estava “com o coração partido” pela guerra na Ucrânia.

“Ver acontecer de novo, muito parecido, crianças sendo baleadas, casas sendo explodidas, me dói ver que aprendemos tão pouco com o Holocausto e com os julgamentos”, disse ele.

Ferencz lutou por justiça durante toda a sua vida, dizendo “deixar o mundo continuar a usar [a guerra] como um instrumento de persuasão é tão estúpido e tão incrível que simplesmente não consigo parar de fazer isso aos 103 anos”. Ele acrescentou que “não estava desanimado” e “nunca desista, nunca desista, nunca desista”.

Ao final da entrevista, ele pediu ajuda para criar um mundo mais humano.

CNN BRASIL 

Veja também

Sérgio Ricardo entrevista o ator Joallisson Cunha, da série “Cangaço Novo” no Alô Comunidade

 

Redação DiárioPB

Portal de notícias da Paraíba, Brasil e o mundo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo