Projeto leva cordel para escola de João Pessoa
Raniery Abrantes envolve comunidade escolar na produção poética
O professor e poeta Raniery Abrantes tem buscado disseminar no meio escolar o conhecimento da literatura de cordel, em parceria com a Escola Técnica Integral Estadual Papa Paulo VI, localizada no bairro Cruz das Almas, em João Pessoa. O projeto “Cordel como ferramenta pedagógica” leva o conhecimento sobre as técnicas do cordel, revela novos autores deste gênero e favorece o entrosamento entre os alunos na troca de experiência de leitura e interpretação de texto, ampliando o gosto pela poesia popular nordestina.
O projeto montou uma cordelteca na Escola, onde Raniery Abrantes expõe seus folhetos e trabalhos de outros autores da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, entidade da qual faz parte como sócio efetivo. O projeto visa especialmente os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), levados a realizar pesquisas, leituras e redação de folhetos
Gênero literário próprio da cultura popular do Nordeste e que recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro no ano de 2018, o cordel é uma linguagem singular para explorar e manifestar, de forma única, as descobertas e emoções dos jovens. As oficinas constroem um paralelo entre os conteúdos que são trabalhados em sala de aula com os elementos da cultura popular.
Fábio Mozart